A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos escolheu o "Aquecimento Global" como tema central das atividades que serão desenvolvidas – de maneira integrada nos 399 municípios do Paraná - em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta terça-feira (05).
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, serão mais de 160 eventos promovidos pela Secretaria e suas autarquias – Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) e Instituto de Terras Cartografias e Geociência (ITCG), entre os dias 1o a sete de junho em todo o Estado.
Uma das principais iniciativas da Secretaria do Meio Ambiente será o lançamento da cartilha "Entendendo Mudanças Climáticas", com dicas práticas para reduzir o aquecimento global e informações sobre o tema. A publicação foi elaborada pela Coordenadoria de Mudanças Climáticas da Secretaria, que também promove o Fórum Paranaense sobre o tema para construir uma rede de debates e subsidiar a elaboração da política estadual de mudanças climáticas. O material será distribuído para a comunidade em geral, escolas da rede pública de ensino e poderá ainda ser solicitada pela internet através do site www.pr.gov.br/meioambiente.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Além disso, estão programados plantios de árvores, palestras, cavalgadas ecológicas, limpeza de rios, implantação de coleta seletiva municipais, exibição de filmes, peças teatrais, documentários, e outras atividades que proporcionam a compensação do gás carbônico emitido na atmosfera.
Curitiba – Em Curitiba será montada uma tenda no calçadão da rua XV de Novembro onde técnicos da Secretaria do Meio Ambiente abordarão o aquecimento global, distribuindo material educativo sobre o tema e exibindo o documentário Uma Verdade Inconveniente. Também será feita uma blitz educacional com distribuição de saquinhos de lixo para automóveis com mensagens educativas nos principais semáforos da capital. No local, a população poderá tirar dúvidas em relação à legislação ambiental, programas e projetos realizados pelo Governo do Estado.
Interior – Em todas as outras 398 cidades do Paraná, as pessoas que quiserem participar das atividades da Semana do Meio Ambiente devem procurar os escritórios regionais da Secretaria, IAP ou Suderhsa, que serão responsáveis pelos eventos.