Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nesta sexta-feira

PR instala sistema nacional de processo eletrônico

Redação Bonde com TRT-PR
19 out 2012 às 10:29

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Paraná passa a contar, a partir desta sexta-feira (19), com o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). O sistema, que é nacional, foi concebido para unificar todas as instâncias da Justiça do Trabalho e, futuramente, estará conectado a outros segmentos do Poder Judiciário, conforme padrão adotado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Segundo o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen, trata-se de um sistema único para todo o Brasil, que permite a execução de atos processuais pela internet. "A construção desse sistema nacional e unificado possibilitará unidade, economia e efetividade", afirma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Vara do Trabalho de Pinhais, que também atende ao município de Piraquara, foi escolhida para ser a primeira unidade do estado a usar a ferramenta em 1º grau. Já o módulo de 2º grau será utilizado inicialmente para recebimento de mandados de segurança impetrados no TRT.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR-445 e PR-323

Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto


O sistema nacional será usado apenas para novas ações trabalhistas. Processos antigos, em papel ou que tramitam por sistema local, permanecerão da mesma forma até serem concluídos. No PJe-JT, os advogados necessitarão da certificação digital, que garante a integridade do sistema.

Publicidade


O TRT-PR será o 19º Regional a instalar o PJe-JT, que já funciona em 55 Varas do Trabalho de diferentes estados. O tribunal paranaense é um dos parceiros do projeto. Pelo menos uma dezena de servidores auxilia, em tempo integral, a equipe de 50 servidores que desenvolve as funcionalidades do processo eletrônico trabalhista em Brasília, sob a supervisão do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Uma das contribuições do TRT foi o conceito do editor estruturado, com campos de preenchimento e busca, que facilitam a edição de decisões.


A capacitação de servidores, magistrados, advogados e outros usuários do PJe-JT também é prioridade da equipe paranaense, que terá a tarefa de, até o fim de 2012, implantar o sistema em outras 22 Varas do Trabalho nos seguintes municípios: Araucária (29/10), Colombo (30/10), Irati (05/11), Ponta Grossa (12/11), Castro (19/11), Apucarana (26/11), Cornélio Procópio (03/12), Cascavel (10/12) e São José dos Pinhais (17/12).

Novas varas - Em Colombo, Ponta Grossa, Apucarana, Cornélio Procópio, Cascavel e São José dos Pinhais, o PJe será implantado juntamente com a instalação de novas varas do Trabalho previstas na Lei 12.617/2012.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo