São do Paraná quatro das 10 escolas públicas com os menores índices na avaliação do Ministério da Educação. O ranking baseia-se no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado nesta quinta-feira (21).
O ranking leva em consideração tanto as os anos iniciais (1.ª a 4.ª séries) quanto os anos finais (5.ª a 8.ª série) do Ensino Fundamental. As piores classificadas no estado são: Escola Municipal Professora Vera Lúcia da Costa, em São Gerônimo da Serra, no Norte Pioneiro, com 0,2; Escola Municipal Professor José P. da Silva, em Santo Antonio da Platina, também no Norte Pioneiro; Escola Municipal Padre Wenceslau, em Irati, no Sudeste, com 0,3 e Escola Municipal Monteiro Lobado, de Reserva do Iguaçu, na região Sul, com 0,1. A escala vai até 10.
Entre as 10 melhores colocadas não há nenhuma escola paranaense, e todas estão na região Sudeste do Brasil. A melhor colocada entre os anos iniciais é o Ciep 279 Professor Guiomar Gonçalves Neves, no Rio de Janeiro, com 8,5. Entre os anos finais a nota mais alta também é do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio (UFRJ), com 7,3. A média nacional é de 3,8 para 1.ª a 4.ª série, e 3,5 para 5.ª a 8.ª.
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O Ideb é calculado considerando o desempenho dos alunos (medido pelo Saeb e pela Prova Brasil) e o rendimento (medido pela taxa de aprovação no Censo Escolar). Somente as escolas da rede urbana estão incluídas no índice.
A consulta por estado, município e escola pode ser feita no site do Inep. Com a projeção do Ideb por escola, os gestores e a sociedade em geral conhecerão as metas intermediárias que cada instituição deverá atingir, de dois em dois anos, até 2021, para que o Brasil alcance as metas nacionais estabelecidas pelo Plano do Desenvolvimento da Educação (PDE). Essas metas são 6, 5,5 e 5,2, para os anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio, respectivamente.
O Ideb nacional, hoje, é de 3,8 nos anos iniciais do ensino fundamental (quarta série); 3,5 nos anos finais do ensino fundamental (oitava ou nona série) e 3,4 no ensino médio.
Lançado em abril deste ano pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep / MEC), o Ideb se baseia na lógica de que o sistema de ensino ideal é aquele em que todas as crianças e adolescentes têm acesso ao ensino, não desperdiçam tempo com repetências, não abandonam a escola e aprendem.