Um convênio assinado na tarde de desta sexta-feira (28) entre a superintendência regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento e o Instituto Emater permitirá a prestação de serviços de assistência técnica, social e ambiental a cerca de 13,2 mil assentados da reforma agrária no Paraná.
De acordo com o superintende do Incra, Celso Lisboa de Lacerda, os técnicos contratados atenderão todas as famílias que não recebiam assistência técnica desde julho de 2006, quando o Tribunal de Contas da União suspendeu o convênio em medida cautelar. "Serão investidos R$ 4 milhões e contratados 137 profissionais para atuar na assistência técnica dos assentamentos", informou.
O convênio foi assinado em frente à sede do Incra, onde integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estavam acampados desde terça-feira (25). A assistência técnica aos assentados era uma das reivindicações do movimento.
Leia mais:
Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep
Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Após a assinatura do convênio, os cerca de 1,3 mil acampados poderão retornar ainda hoje para suas regiões, segundo a assessoria de imprensa do MST.