O Paraná é o terceiro estado do Brasil com maior índice de trabalho infantil de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) nesta segunda-feira (30). Os dados são do Censo 2010. Os estados vizinhos do Sul do Brasil também encabeçam a lista de unidades da federação com maiores índices de trabalho infantil.
Durante a pesquisa realizada há três anos, no Paraná 16,3% da população entre 10 e 17 anos trabalhava. De um total de 1.475.546 crianças e adolescentes nesta faixa etária, 240.271 estavam empregadas em alguma função.
O Paraná aparece atrás de Santa Catarina (18,9%) e Rondônia (18,2%). Na sequência está o Rio Grande do Sul, com 15,6%, o que faz da Região Sul a que mais apresenta índices de trabalho infantil de acordo com o Censo 2010 (16,6%).
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Entre as cidades paranaenses, o núcleo de trabalho infantil está concentrado em municípios do Sudoeste, Oeste e Centro-Sul do estado. Bela Vista do Carobá, no Sudoeste, possui 58,2% das crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos em atividade trabalhista, o maior do estado. Em segundo lugar, com 49%, aparece Rio Bonito do Iguaçu, no Centro Sul.