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Após protesto

Prefeitura congela projeto do Ligeirão na Praça do Japão

Redação Bonde com PMC
11 jan 2013 às 08:34

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Projeto prevê que linha de ônibus contornea praça -
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O projeto que prevê a passagem do Ligeirão Norte na Praça do Japão, em Curitiba, ficará congelado até que seja feita uma análise conjunta por técnicos da Prefeitura e representantes da comunidade. A decisão foi comunicada pelo secretário de Relações com a Comunidade, Caíque Ferrante, ao final de reunião promovida na manhã desta quinta-feira (10) por moradores da região, Associação de Pais e Mestres do Colégio Santa Terezinha e representantes da comunidade nipônica.

No início do encontro, ele convidou a comunidade a formar uma comissão que acompanhe de perto todo o processo. Também participaram do encontro o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Salamuni (PV), e o diretor de Transportes da Urbs, Antonio Carlos Araujo.

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As obras continuarão normalmente até a estação tubo Bento Viana, que está sendo desalinhada para permitir a abertura de uma faixa de ultrapassagem na canaleta. É a partir deste ponto que a obra vai aguardar a análise a ser feita em conjunto com a comunidade.

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Caíque Ferrante explicou, em nome do prefeito Gustavo Fruet, que a gestão atual está recebendo o projeto agora e que vai fazer uma análise criteriosa do que se está propondo. "Queremos que a comunidade esteja conosco, discutindo e estudando este projeto com as várias secretarias envolvidas", afirmou. O objetivo, explicou, é promover a mobilidade e melhorar o transporte coletivo, com uma alternativa como o Ligeirão, que reduz o tempo de viagem. Mas isto, afirmou o secretário, precisa ser feito ouvindo a comunidade, de forma transparente.

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Presidente da Associação dos Ciclistas do Alto Iguaçu e morador do bairro Agua Verde, onde fica a Praça do Japão, André Feijes considera a transparência essencial para que se chegue a uma solução que atenda o transporte coletivo e a preservação da praça. "Sou usuário do transporte coletivo e como tal considero que o projeto apresentado é necessário e deve ser implantado. Mas o poder público precisa se comprometer com a preservação da praça e ouvir a comunidade", opinou.


O presidente da Associação de Pais e Mestres, Arandi Bezerra Junior, destacou a mobilização da comunidade. "O que estamos pedindo é que os técnicos apresentem soluções", afirmou.

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Projeto – O projeto, apresentado pela arquiteta Olga Mara Prestes, prevê a criação de uma faixa exclusiva para o Ligeirão contornando a praça, onde não terá nenhuma parada. O Ligeirão, pela proposta apresentada, vai parar na estação tubo Bento Viana, sentido bairro, contornar a praça e voltar para a Sete de Setembro parando na estação Bento Viana sentido centro. Neste retorno, ele compartilha com o Expresso vermelho (parador) a canaleta que liga as avenidas Sete de Setembro e República Argentina. Sinalização de redução da velocidade no entorno da praça para 30km/h; faixas de travessia para ciclistas e faixas de travessia para pedestres, além de sistemas de proteção de pedestres circundando a praça, também fazem parte do projeto.


O Ligeirão Norte será o terceiro a ser implantado na cidade – os outros dois são o Pinheirinho/ Carlos Gomes, na Linha Verde; e Boqaueirão, na Marechal Floriano Peixoto. O projeto do Ligeirão Norte prevê a ligação do Terminal Santa Cãndida à Praça do Japão, com apenas oito paradas, fazendo um trajeto de 11,5 quilômetros em 25 minutos, uma economia de 15 minutos em relação à Expresso parador. Neste eixo são transportados 130 mil passageiros.A previsão é que no Ligeirão Norte sejam transportados 50 mil passageiros por dia.

A Rede Integrada de Transporte tem uma frota operante de 1.920 ônibus que percorrem por dia, cerca de 480 mil quilômetros, em 21 mil viagens. Por dia, são 2,3 milhões de passageiros.


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