17/04/21
PUBLICIDADE
Transtorno

Prefeitura de Apucarana desmente fake news sobre "Programa Vale Mercado”

Divulgação
Divulgação


A divulgação de uma falsa notícia, em grupos de conversas on-line e em diferentes redes sociais, dando conta de que a prefeitura de Apucarana estaria com inscrições abertas para o Programa Vale Mercado 2021, tem levado inúmeras famílias de baixa renda aos centros de referência da assistência social da cidade. De acordo com a assessoria de imprensa, as linhas telefônicas também estão congestionadas desde terça-feira (02), quando a mensagem começou a ser compartilhada em grupos da cidade, com pessoas querendo mais detalhes.


A falsa informação traz um endereço de site para cadastramento dos interessados, dizendo ser o canal oficial do Programa, e que o auxílio seria de R$121 mensais. Com a ação, além de prejudicar o atendimento do serviço público e causar decepção aos que acreditaram na "pegadinha de internet”, os golpistas colhem os dados pessoais daqueles que se cadastram na plataforma e, possivelmente, contaminam os smartphones dos usuários com vírus que abrem brechas para furto de outros dados.

A secretária Municipal da Assistência Social, Ana Paula Nazarko, lamenta que criminosos se aproveitem da necessidade das pessoas para aplicar golpes. "Infelizmente é um golpe que tem se aproveitado do momento vivenciado por muitas famílias, que em meio a pandemia perderam renda. Contudo, fica o alerta de que o programa não existe e as pessoas não devem fornecer suas informações pessoais na plataforma”, esclarece Ana Paula.

A disseminação de notícias falsas na internet (fake news) cresce proporcionalmente com a popularização das redes sociais e aplicativos de bate-papo. "As pessoas devem ficar mais atentas e cautelosas com o que recebem e compartilham”, pontua o prefeito Júnior da Femac. Ele observa que todas as políticas públicas e programas sociais promovidos pela Prefeitura de Apucarana constam no site oficial – www.apucarana.pr.gov.br. "Antes de qualquer atitude, é importante a pessoa procurar saber da procedência da informação, se ela consta de forma oficial”, orienta o prefeito.

No caso do falso Programa Vale Mercado 2021, o golpe corre há alguns meses e tem prejudicado o atendimento de prefeituras de todo o país. "Uma simples consulta em um site de busca pode esclarecer a dúvida da pessoa e evitar muito transtorno. No caso deste fake news, o golpe já foi revelado por vários sites especializados em desvendar boatos”, frisa Ana Paula Nazarko, secretária da Assistência Social.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
Continue lendo
Deu falta

Professores da rede estadual denunciam falhas em novo sistema de registro de frequência

16 ABR 2021 às 20h20
Menor tarifa

Governo do Paraná defende modelo de pedágio com caução para obras

16 ABR 2021 às 18h15
Casa nova

Prefeitura de Londrina anuncia novo condomínio para famílias cadastradas na Cohab

16 ABR 2021 às 17h52
Funcionalismo

Bolsonaro abre caminho para reajuste de servidor em ano eleitoral

16 ABR 2021 às 16h53
Entrevista com Senador

Não há dúvida da culpa do governo no desastre da pandemia, diz membro da CPI da Covid

16 ABR 2021 às 16h13
Como não cair em armadilhas

Procon de Arapongas alerta sobre golpe de boletos bancários

16 ABR 2021 às 15h32
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados