Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Transtorno

Prefeitura de Apucarana desmente fake news sobre "Programa Vale Mercado”

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
04 mar 2021 às 16:30
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


A divulgação de uma falsa notícia, em grupos de conversas on-line e em diferentes redes sociais, dando conta de que a prefeitura de Apucarana estaria com inscrições abertas para o Programa Vale Mercado 2021, tem levado inúmeras famílias de baixa renda aos centros de referência da assistência social da cidade. De acordo com a assessoria de imprensa, as linhas telefônicas também estão congestionadas desde terça-feira (02), quando a mensagem começou a ser compartilhada em grupos da cidade, com pessoas querendo mais detalhes.

A falsa informação traz um endereço de site para cadastramento dos interessados, dizendo ser o canal oficial do Programa, e que o auxílio seria de R$121 mensais. Com a ação, além de prejudicar o atendimento do serviço público e causar decepção aos que acreditaram na "pegadinha de internet”, os golpistas colhem os dados pessoais daqueles que se cadastram na plataforma e, possivelmente, contaminam os smartphones dos usuários com vírus que abrem brechas para furto de outros dados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A secretária Municipal da Assistência Social, Ana Paula Nazarko, lamenta que criminosos se aproveitem da necessidade das pessoas para aplicar golpes. "Infelizmente é um golpe que tem se aproveitado do momento vivenciado por muitas famílias, que em meio a pandemia perderam renda. Contudo, fica o alerta de que o programa não existe e as pessoas não devem fornecer suas informações pessoais na plataforma”, esclarece Ana Paula.

Leia mais:

Imagem de destaque

Rompimento de adutora afeta abastecimento em bairros de Apucarana

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Ataque de fúria

Durante espera por atendimento, mulher destrói computadores de unidade de saúde de Rolândia

Imagem de destaque
Nesta semana

Técnicos do IAT de Pitanga resgatam filhote de coruja-buraqueira


A disseminação de notícias falsas na internet (fake news) cresce proporcionalmente com a popularização das redes sociais e aplicativos de bate-papo. "As pessoas devem ficar mais atentas e cautelosas com o que recebem e compartilham”, pontua o prefeito Júnior da Femac. Ele observa que todas as políticas públicas e programas sociais promovidos pela Prefeitura de Apucarana constam no site oficial – www.apucarana.pr.gov.br. "Antes de qualquer atitude, é importante a pessoa procurar saber da procedência da informação, se ela consta de forma oficial”, orienta o prefeito.

No caso do falso Programa Vale Mercado 2021, o golpe corre há alguns meses e tem prejudicado o atendimento de prefeituras de todo o país. "Uma simples consulta em um site de busca pode esclarecer a dúvida da pessoa e evitar muito transtorno. No caso deste fake news, o golpe já foi revelado por vários sites especializados em desvendar boatos”, frisa Ana Paula Nazarko, secretária da Assistência Social.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade