A Prefeitura de Arapongas vai decretar lockdown, versão mais rígida do distanciamento social e quando a recomendação se torna obrigatória, no próximo sábado (1º) e domingo (2). O anúncio foi feito pelo prefeito Sérgio Onofre, nesta terça-feira (28), e ele relatou que não encara que está fazendo lockdown, conforme a própria página da prefeitura anuncia.
O decreto será publicado na quinta-feira (30), já o toque de recolher começará nesta sexta-feira (31), a partir das 22h, e visa gerar maior conscientização, além de um meio para desacelerar a propagação do coronavírus (Covid-19). A Feira Livre também está suspensa.
Onofre explica que a decisão foi tomada junto à Secretaria Municipal de Saúde e que havendo necessidade, será imposta novamente. "Se não abaixarmos a curva, vamos ter outras situações de fechamento geral. Inicialmente será neste final de semana. Não haverá feiras livres e todas as atividades comerciais e templos religiosos estarão suspensos. Haverá fiscalização rigorosa. Temos notado que as recomendações de isolamento e distanciamento social, ou até mesmo o simples uso de máscaras, não têm sido acatadas o suficiente, por isso tomamos essa decisão”, afirma. Ele reforça ainda que, havendo descumprimento, os estabelecimentos estarão sujeitos a penalidades.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
ACIA
Ainda nesta terça (28), Onofre esteve reunido com representantes da ACIA (Associação Comercial e Empresarial de Arapongas). Para a presidente, Evelyse Segura, a decisão é válida e não afetará bruscamente o comércio. "Será um fechamento neste final de semana, a fim de enfatizar a importância de se cumprir as recomendações em saúde. Acreditamos que tudo ocorrendo de maneira positiva, no próximo final de semana, que antecede o Dia dos Pais, poderemos manter nossas atividades comerciais, sempre zelando pela segurança e saúde dos lojistas e consumidores”, afirmou.
SERVIÇO:
Veja o que vai funcionar nos dias 01 e 02 de agosto:
- Farmácias
- Postos de Combustíveis (sem abrir lojas de conveniência)
- Estabelecimentos de Saúde
- Estabelecimentos que forneçam exclusivamente serviços de delivery – entrega domiciliar
- Mercados, supermercados, padarias e açougues