Quem aprecia os ônibus de Curitiba terá a chance de adquirir um modelo biarticulado em um leilão, que será realizado pela prefeitura no próximo dia 17 de outubro, na capital. Dois modelos antigos (semelhantes ao da foto) podem ser arrematados por preço mínimo de R$ 10 mil.
Os biarticulados e outros ônibus são leiloados pela prefeitura de acordo com a vida útil dos veículos. Um biarticulado, por lei, pode rodar na cidade, no máximo, durante dez anos. Depois disso, quando o veículo fica 100% depreciado, ele é afastado do transporte público.
As frotas de ônibus, quando renovadas, são adquiridas pelas empresas concessionárias do transporte coletivo da cidade. Quando um veículo é afastado após o fim da vida útil, ele passa a ser considerado como bem reversível para o município e se torna propriedade do poder público. Além dos ônibus, também são colocados a venda sucatas de veículos.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
No último leilão de biarticulados realizado pela prefeitura da cidade, em agosto de 2012, nove veículos foram arrematados. Segundo a assessoria de imprensa do município, os compradores adquirem os bens para vender peças ou, em alguns casos, montar museus, baladas ou montar pontos de visitação.
Os veículos leiloados, informa a prefeitura, são vendidos em bom estado de conservação, pois, enquanto estão em circulação, passam por vistoria e manutenção a cada seis meses.
Os interessados em adquirir o ônibus podem entrar no site www.ecompras.curitiba.pr.gov.br para se informar sobre os lances, conferir detalhes dos veículos, além de outros ônibus, tanto convencionais quanto articulados que serão leiloados. O usuário, através do site, também pode se informar como conhecer os itens do leilão antes do dia dos lances. Informações também pelo telefone (41) 3350-9087.