O Norte Pioneiro do Paraná também foi atingido pelo temporal de domingo (27) à noite. Moradores de Santo Antônio da Platina, Jacarezinho e Bandeirantes sofreram com a chuva forte e rajadas de vento de até 75 km/h. Árvores caíram, casas foram destelhadas e ruas ficaram alagadas. Inclusive, a tempestade fez a Prefeitura de Bandeirantes decretar situação de emergência na manhã desta segunda-feira (28).
Em entrevista ao Bonde, o prefeito de Bandeirantes, Celso Benedito da Silva (PDT), contou que pelo menos cem residências do município foram destelhadas pelo temporal. A maioria delas, segundo ele, fica na Vila São Pedro, localizada na área central da cidade, nas proximidades da estação ferroviária. "A quadra do Colégio Santa Izabel também sofreu com o temporal. Parte das telhas do espaço foi levada pelos ventos e acabou encontrada cerca de 500 metros distante da escola", contou.
Ainda conforme o prefeito, dezenas de árvores antigas, de até 60 anos de idade, foram arrancadas pela ventania.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social estão visitando os pontos mais afetados pelo temporal na manhã desta segunda-feira. "Estamos distribuindo lonas para os desalojados e verificando quais serviços podem ser feitos neste primeiro momento", explicou Silva.
A prefeitura também pretende começar a disponibilizar telhas para os moradores atingidos ainda hoje. Os desalojados, conforme o prefeito, estão na casa de parentes e vizinhos.
Silva contou, ainda, que a PR-436, que liga Bandeirantes ao município de Itambaracá, precisou ser interditada por conta de queda de árvores.
Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido durante o temporal.