A Prefeitura de Curitiba iniciou nesta segunda-feira (28) as obras para implantação da primeira faixa exclusiva para ônibus na cidade, na Rua XV de Novembro. A novidade faz parte de um projeto que visa o aumento da velocidade operacional dos ônibus, com redução do tempo de viagem. A primeira faixa exclusiva se estenderá por 2.500 metros da Rua XV, entre a Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua João Negrão, a uma quadra do início do calçadão, no centro da cidade. A previsão da Urbs é que até o início de junho os ônibus possam trafegar na faixa exclusiva.
A criação das faixas exclusivas exige pavimentação e preparo das pistas. A previsão da Secretaria Municipal de Obras é que esta etapa seja vencida até meados de maio. Em seguida, a Secretaria Municipal de Trânsito começa a colocar a sinalização específica.
A obra vai beneficiar diretamente os 45 mil passageiros transportados diariamente pelas 11 linhas de ônibus que passam pela avenida: Rua XV/Barigui; Detran/Vicente Machado;Capão da Imbuia/Parque Barigui; Menonitas; Tarumã; Alto Tarumã; Sagrado Coração; Pinhais/Guadalupe; Interhospitais; Curitiba/Piraquara (parador) e Curitiba/Piraquara (direto).
Leia mais:
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Nesse trecho passa em média um ônibus por minuto em horários de pico. A faixa exclusiva também favorece os motoristas de carros particulares, que não terão, por exemplo, que desviar ou aguardar atrás de um ônibus parado no ponto.
Diferentes das canaletas, que são pistas segregadas por meio fio em avenidas estruturais exclusivas do sistema Expresso, com ônibus biarticulados, as faixas exclusivas serão implantadas em ruas e avenidas de trânsito compartilhado, beneficiando todos os ônibus que trafegarem no trecho, sejam ônibus articulados, comuns ou micros.