O Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) vai fiscalizar os dispositivos de acessibilidade da Prefeitura de Cambé, nesta sexta-feira (22), a partir das 14h. A demanda partiu do Ministério Público Estadual.
Os fiscais vão verificar se as instalações do prédio e do entorno atendem aos critérios e parâmetros técnicos estabelecidos na Norma Brasileira Regulamentadora (NBR9050), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). "Na área externa, vamos checar as condições da calçada, existência de rampas, guias rebaixadas para cadeirantes e piso tátil, se há vaga de estacionamento para pessoas com deficiência e se está em local adequado e assim por diante. Na área interna, vamos averiguar se há banheiro adaptado, se o local de atendimento é adequado, bem como a largura das portas", exemplifica o Engenheiro Civil e Facilitador de Fiscalização da regional Londrina do Crea-PR, Alexandre Barroso.
Foram convidados pelo MP para participar da ação o Ceal (Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina), o Senge (Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná, a Adevlon (Associação dos Deficientes Visuais de Londrina e Região) e a Adefil (Associação de Deficientes Físicos de Londrina (Adefil).
Leia mais:
Nova lei elimina reteste e permite reagendamento gratuito de exames no Detran em 30 dias
Região Sul do Brasil tem previsão de tempestade para o final de semana
UEM divulga edital para a contratação de 65 professores por meio de teste seletivo
BR-376 em Sarandi será interditada para obra de novo viaduto no domingo
Realizada desde 2007 pelo Crea-PR, a Fiscalização Integrada de Acessibilidade (FIA) tem o objetivo de conscientizar proprietários de imóveis, representantes do poder púbico e sociedade sobre a importância do atendimento às normas exigidas perante a lei, bem como a necessidade da contratação de profissionais das áreas de Engenharia para a realização de adequações eventualmente necessárias.
Em 2018, o Crea-PR realizou a FIA em 14 locais somente no município de Londrina, dentre eles o HU (Hospital Universitário), a Prefeitura de Londrina, o CRA (Conselho Regional de Administração), o 1º DP (Distrito Policial), sede do Ibama, três escolas municipais e seis cinemas. De janeiro deste ano até agora, foram inspecionados os prédios da Caapsml (Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões de Servidores Municipais) e o condomínio Alphaville Londrina Clube.