A primavera começa no Paraná neste sábado (22), às 11h49, e segundo previsão do Instituto Tecnológico Simepar a estação deve ser mais chuvosa e com possibilidades de tempestades. A estação será marcada pelo retorno do fenômeno El Niño, quando ocorre o aquecimento das águas da costa oeste do Oceano Pacífico – na altura do litoral do Equador – o que influencia no clima de todo do planeta.
De acordo com o Simepar, por causa do El Niño, são maiores as chances de ondas de calor no estado e o volume de chuvas deve aumentar e será acima do normal para a estação.
A distribuição das chuvas deve ser irregular, segundo os meteorologistas. Algumas regiões do estado tendem a concentrar grandes volumes de chuva, ao contrário de outras. Segundo o instituto, estão previstos temporais, com possibilidade de chuvas fortes, rajadas de vento e queda de granizo.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Os termômetros, durante a primavera, vão ficar acima da média. Nos primeiros dias da estação, as temperaturas mínimas e máximas vão ficar parecidas com o inverno – manhãs muito frias e tardes mais quentes. Porém, a diferença entre as temperaturas do início e fim do dia tende a diminuir com a aproximação do verão.