Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Blitzes itinerantes

Prisões de motoristas embriagados crescem 140% na capital

Redação Bonde com AEN
30 mar 2013 às 13:05

Compartilhar notícia

- Divulgação/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As estatísticas do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Paraná (BPTran) mostram que o número de pessoas presas na capital do Estado por embriaguez ao volante aumentou 140% neste ano, com 125 prisões nos meses de janeiro e fevereiro. Em 2012, no mesmo período, foram 52 detidos.

Segundo o comandante do BPTran, o tenente-coronel Valterlei Mattos de Souza, o batalhão têm intensificado as blitzes com o uso de etilômetro (bafômetro) em Curitiba, juntamente com apoio de outras unidades da Polícia Militar. "Estamos fazendo várias operações simultâneas em diversos pontos da cidade, concentrando os esforços nos dias e horários de maior incidência de condutores embriagados, como no período da noite e de madrugada", afirma Souza.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os dados estatísticos apontam queda no total de acidentes (-10%) e no número de feridos (-7,5%) nos dois primeiros meses do ano. As reduções ocorreram mesmo com o aumento da frota de veículos, que cresceu 3,8% no mesmo período, passando de 1.260.654 para 1.309.109 veículos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Salário de R$ 3.806,80

Prefeitura de Cambé abre PSS para contratação de agentes de combate às endemias

Imagem de destaque
Alça de acesso a Colorado

BR-376 é bloqueada após deslizamento de terra em Nova Esperança

Imagem de destaque
Dados detalhados

Detran disponibiliza página de estatísticas para consultas sobre veículos

Imagem de destaque
Gerou estragos

Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva


O tenente-coronel Souza comenta que o uso de bebida alcoólica é uma das principais causas de acidentes. "Sabe-se que o uso de álcool é um fator preponderante, assim como o excesso de velocidade e o desrespeito à sinalização", destaca.

Publicidade


Exames de bafômetro


O BPTran utiliza em todas as suas operações um aparelho etilômetro – conhecido popularmente como bafômetro - para realização de testes, inclusive nas viaturas que atendem acidentes. No início de 2013, em comparação ao mesmo período de 2012, foi registrado um aumento de 1.326% nos exames etilométricos realizados na capital, com 1.384 exames em janeiro e fevereiro. No ano anterior, no mesmo período, foram 97 exames.

Publicidade


O comandante do batalhão explicou que o aumento do número de exames é reflexo das estratégias de fiscalização adotadas pelo BPTran após a vigência da nova Lei Seca, que intensificou o número de operações e definiu critérios técnicos para melhores resultados. "Recebemos 40 novos policiais recém-formados que trouxeram maior capacidade de atuação, além da parceria com os batalhões de área, fato que ampliou de forma significativa a abrangência da fiscalização", ressaltou Souza.


Uma das estratégias do BPTran em relação às blitzes de trânsito é torná-las itinerantes, deslocando os pontos de bloqueio para diversos locais da cidade em um mesmo dia. "Essa medida é necessária para que o trabalho policial não seja comprometido com divulgações das blitzes nas redes sociais", afirma Souza.

O BPTran é responsável pelas ações de prevenção e fiscalização de trânsito nos 75 bairros de Curitiba e realiza, diariamente, operações com o objetivo de fiscalizar, orientar, conscientizar e punir os motoristas. O batalhão aplica o policiamento comunitário por meio das blitzes educativas e de parcerias com empresas e órgãos voltados ao trânsito.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo