Após conhecidas redes de fast food do país protagonizaram campanhas que se caracterizaram como propaganda enganosa, suas mensagens publicitárias foram tiradas do ar. Elas anunciaram sanduíches com picanha e com costela, mas não entregaram o que haviam prometido na publicidade. O fato levou o Ministério da Justiça e Segurança Pública a notificar as redes McDonald's e Burger King por “suspeita de vender hambúrguer sem o ingrediente principal”.
O Procon-PR (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná) optou por alertar a população sobre a necessidade de ficar atento a esse tipo de comportamento, que pode resultar em crime contra os direitos do consumidor.
Claudia Silvano, chefe do órgão de defesa do consumidor no estado, define como providencial a imediata ação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), que notificou as empresas por propaganda enganosa.
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“O Procon-PR alerta os consumidores para que denunciem todo e qualquer abuso contra seus direitos. Um deles é a propaganda enganosa, que induz a comprar produtos que não correspondem às expectativas”, diz Cláudia. “É preciso ficar atento, sempre, inclusive às questões subliminares que, ficam nas entrelinhas. A mensagem publicitária deve ser clara, não pode gerar dúvidas. Qualquer coisa diferente disso se caracteriza como propaganda enganosa, o que deve ser denunciado”.
Para Rogério Carboni, secretário da Sejuf (Secretaria da Justiça, Família e Trabalho), ao adotar uma postura educativa, de orientação, o Procon-PR alerta o consumidor a ficar atento, sempre, diante de ações que se caracterizam como propaganda enganosa, que objetivam induzi-lo a pagar por algo que não existe, que não é real.
Dias após o McDonald’s confirmar que o McPicanha não tinha hambúrguer de picanha (e parar de vender o sanduíche diante da repercussão negativa), o Burger King admitiu nesta segunda-feira (2) que o seu Whooper Costela não tinha costela.