Os professores da rede estadual de ensino terão pela primeira vez um programa específico de cuidados com a saúde vocal.
O projeto "Saúde Vocal – Cuidando da Voz do Professor", uma parceria entre as Secretarias de Estado da Saúde e da Educação, foi lançado nesta terça-feira, véspera do Dia do Professor, pelos secretários Cláudio Xavier e Maurício Requião.
O objetivo do projeto é prevenir os problemas associados ao mau uso da voz. Os principais problemas que podem atingir os professores são os calos (nódulos) nas cordas vocais e as laringites crônicas. Se descobertas em estágio avançado, estas doenças, além do tratamento clínico, precisam de intervenção cirúrgica.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
O projeto prevê a realização de um diagnóstico da saúde vocal dos professores. Para isso, todos eles receberão um questionário com 64 perguntas sobre o uso da voz. A partir das respostas, o comportamento vocal de cada um será classificado em quatro níveis: Bom Comportamento Vocal, Candidato a ter Problemas de Voz, Risco Sério e Abuso Vocal.
Para cada um dos tipos vocais será entregue documento com dicas específicas para melhorar o uso da voz. As pessoas com Risco Sério e Abuso Vocal serão orientadas para procurarem atendimento de fonoaudiólogos e médicos pelo Sistema Único de Saúde.
Como não há fonoaudiólogos no quadro próprio da saúde, Cláudio Xavier anunciou que eles serão contratados e remunerados com recursos que a Secretaria da Saúde está repassando mensalmente aos consórcios intermunicipais de saúde, responsáveis em todo o Estado pela marcação de consultas e exames especializados.
O projeto ainda prevê o treinamento de um professor multiplicador em todas as mais de 2 mil escolas da rede estadual. Esse professor poderá ajudar os colegas a realizarem exercícios de aquecimento vocal.
O indicado é, no mínimo, 10 minutos de exercícios por dia. Cada escola também vai receber um manual sobre o assunto e um vídeo explicativo, que mostra os perigos do mau uso da voz e também mostra os exercícios para a voz.