Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rede estadual

Professores terão programa de cuidados da saúde vocal

Bonde, com informações da Agência Estadual de Notícias
14 out 2003 às 16:14

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os professores da rede estadual de ensino terão pela primeira vez um programa específico de cuidados com a saúde vocal.

O projeto "Saúde Vocal – Cuidando da Voz do Professor", uma parceria entre as Secretarias de Estado da Saúde e da Educação, foi lançado nesta terça-feira, véspera do Dia do Professor, pelos secretários Cláudio Xavier e Maurício Requião.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O objetivo do projeto é prevenir os problemas associados ao mau uso da voz. Os principais problemas que podem atingir os professores são os calos (nódulos) nas cordas vocais e as laringites crônicas. Se descobertas em estágio avançado, estas doenças, além do tratamento clínico, precisam de intervenção cirúrgica.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR-445 e PR-323

Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto


O projeto prevê a realização de um diagnóstico da saúde vocal dos professores. Para isso, todos eles receberão um questionário com 64 perguntas sobre o uso da voz. A partir das respostas, o comportamento vocal de cada um será classificado em quatro níveis: Bom Comportamento Vocal, Candidato a ter Problemas de Voz, Risco Sério e Abuso Vocal.

Publicidade


Para cada um dos tipos vocais será entregue documento com dicas específicas para melhorar o uso da voz. As pessoas com Risco Sério e Abuso Vocal serão orientadas para procurarem atendimento de fonoaudiólogos e médicos pelo Sistema Único de Saúde.


Como não há fonoaudiólogos no quadro próprio da saúde, Cláudio Xavier anunciou que eles serão contratados e remunerados com recursos que a Secretaria da Saúde está repassando mensalmente aos consórcios intermunicipais de saúde, responsáveis em todo o Estado pela marcação de consultas e exames especializados.


O projeto ainda prevê o treinamento de um professor multiplicador em todas as mais de 2 mil escolas da rede estadual. Esse professor poderá ajudar os colegas a realizarem exercícios de aquecimento vocal.

O indicado é, no mínimo, 10 minutos de exercícios por dia. Cada escola também vai receber um manual sobre o assunto e um vídeo explicativo, que mostra os perigos do mau uso da voz e também mostra os exercícios para a voz.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo