Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Projeto Praia Acessível

Programa para auxiliar cadeirantes no banho de mar é ampliado

Redação Bonde com AEN
07 fev 2017 às 17:43

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Programa Praia Acessível está com duas novas cadeiras anfíbias e um novo ponto de atendimento no Litoral. Agora, cinco cadeiras especiais estão disponíveis para ajudar cadeirantes, pessoas com baixa mobilidade ou dificuldades de locomoção a ter um banho de mar seguro e confortável.

O uso das cadeiras pode ser feito em dois pontos em Guaratuba: em frente à Associação dos Magistrados ou na Praia de Caieiras, em frente ao Restaurante San Remo. Em Matinhos, estão disponíveis duas cadeiras em Caiobá, na Praia Mansa. Em Pontal do Paraná, o equipamento fica na praia de Pontal do Sul. O uso das cadeiras é gratuito e pode ser feito todos os dias da semana, das 9h às 19h, com intervalo entre o meio-dia e as 13h30.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Eduardo Montenegro usou a cadeira anfíbia em Guaratuba, no último fim de semana (4 e 5). Há 27 anos ele não entrava no mar e considerou o banho libertador.

Leia mais:

Imagem de destaque
Vampiro de Curitiba

Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos

Imagem de destaque
53% dos colégios aptos

Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025

Imagem de destaque
Atenção!

Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná


"Um cadeirante precisa superar muitas coisas para entrar no mar, como a falta de equilíbrio, o receio da força da água e até mesmo o olhar das pessoas sobre o seu corpo e a sua condição. Minha experiência foi muito prazerosa e confortável", conta. "Na cadeira, as pernas e o quadril ficam presos, o que dá a sensação de segurança, além de ter a equipe da Sanepar junto o tempo todo. Foi perfeito. Eu deveria ter experimentado antes", disse.

Publicidade


Eduardo foi incentivado pela esposa, Nádia. Ambos trabalham na Sanepar e descobriram o projeto através das divulgações internas da empresa. "O Eduardo estava um pouco desconfiado, mas gostou muito, pôde ir até mais fundo na água e já programamos voltar no próximo fim de semana. Eu fiquei muito emocionada de estar com ele nessa primeira vez de um retorno ao mar", diz Nádia.


A segurança que Eduardo sentiu deve-se também ao fato de as cadeiras anfíbias possuírem rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar. Elas têm cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. Com capacidade para suportar até 120 kg, as cadeiras anfíbias são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável. Por serem mais altas, permitem que o usuário entre no mar em uma profundidade segura.

As equipes de atendimento receberam treinamento especializado da Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social, responsável pelo Praia Acessível, em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo