Entre os dias os dias 6 e 9 de setembro, acontece no Museu de Artes de Londrina, a 12ª Feira Nordestina. O objetivo do evento é resgatar e promover a cultura e as tradições do Nordeste brasileiro.
Durante os quatro dias da feira as pessoas vão poder participar de oficinas, shows e apresentações culturais. Não vai faltar também comida típica, artesanato e música.
Estarão expostas durante a feira peças de arte de Vitalino Neto, o mestre Vitalino, neto do ceramista de Caruaru Vitalino Pereira dos Santos, que ficou mundialmente conhecido por retratar, em suas peças de barro, a cultura do povo nordestino. Parte de sua obra compõe o acervo do Museu do Louvre, em Paris. Vitalino Neto vai ministrar oficina de cerâmica nos dias 4, 5 e 6, das 9h ao meio-dia, no Espaço Berimbau da Cidadania, na rua Minas Gerais, nº 69.
Leia mais:
Biofábrica de mosquitos Wolbitos de combate à dengue está sendo construída em Curitiba
Piracema: proibição de pesca predatória na bacia do rio Paraná começa na sexta
Fazendeiro de Londrina é multado em 129 mil reais por destruição de Mata Atlântica em Tomazina
Programa Saúde na Escola leva informações de forma lúdica a famílias de Cambé
Além da oficina de cerâmica, outras duas oficinas serão realizadas durante o evento. Uma é a de renda de bilros, também nos dias 4, 5 e 6, das 9h ao meio-dia, no Museu de Artes e a outra será a de bumba-meu-boi e bordado, ministrada na Vila Cultural Alma Brasil, na Vila Brasil, nos mesmos dias e horários. Todas são gratuitas.
As inscrições para as oficinas de renda de bilros e cerâmica estão sendo feitas no Museu de Artes ou pelo telefone (43) 3337-6238. Para as oficinas de bumba-meu-boi e bordado, as inscrições podem ser feitas na Vila Cultural Alma Brasil ou ainda pelo telefone (43) 3348-5270, com os coordenadores das oficinas, Fernando ou Daniela. As vagas são limitadas.
Durante a Feira Nordestina, também vai haver shows ao vivo e apresentações folclóricas todos os dias, a partir das 18h. A atração principal é o músico Chiquinho do Maranhão, que vai se apresentar todos os dias. Além dele, as bandas Arroz com Pequi, Pé de Pano, Chá de Chocalho – esta, patrocinada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) – e Parangolé, e o radialista e músico Vicente Luiz, todos de Londrina, também terão espaço.
A 12ª Feira Nordestina de Londrina tem entrada franca.