A Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas no Paraná (Abrabar-PR) planeja a diminuição das propagandas que incentivam o consumo excessivo de álcool em casas noturnas e bares do Paraná. O projeto, segundo a Abrabar, pretende diminuir o consumo de álcool para evitar problemas causados pelas bebidas, em especial a violência no trânsito.
Segundo o presidente da Abrabar, Fabio Aguayo, nas grandes cidades do estado é comum a distribuição de banners e cartazes com "promoções perigosas" para o consumo de bebidas, como casos de promoções que garantem double drink (quando duas doses saem pelo preço de uma). "Quando se faz campanha desse tipo pode ocorrer certa apologia ao consumo de álcool e isso vai contra ao que a sociedade e o estado lutam".
Aguayo diz que a intenção dos estabelecimentos não é a do incentivo ao consumo excessivo de bebidas, que leva, muitas vezes, a casos de direção sob efeito de álcool ou até mesmo acidentes de trânsito, mas as campanhas podem se tornar perigosas por causa destes casos. "As principais cidades do Paraná têm a cultura de atrair as pessoas pelo consumo de bebidas e isso precisa mudar", defende.
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Para o presidente da Abrabar, é necessário até mesmo que o poder público incentive dentro das cidades outros atrativos turísticos, como dança, música e gastronomia presente nos bares e casas noturnas para desviar o foco que hoje permanece nas bebidas. "Em Londrina estamos em conversa com a prefeitura para que isso também seja incentivado".
Outro problema apontado por Aguayo são as promoções com bebidas supostamente gratuitas ou a preços muito baixos, o que, segundo ele, pode ser uma propaganda enganosa. "Nada sai realmente de graça", diz o presidente da Abrabar, que ainda diz que as ofertas de bebidas gratuitas podem esconder estabelecimentos que não pagam impostos.
O presidente da Abrabar não divulgou uma data para a diminuição de campanhas com incentivo ao uso excessivo de álcool.