Professores, pesquisadores e profissionais de Proteção e Defesa Civil se reuniram nesta semana no Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped/PR) para estruturar cursos de capacitação de profissionais de saúde que possam atuar nos três estágios do desastre: antes, durante a após a sua ocorrência.
O Ceped/PR é um órgão do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil (Sepdec) com caráter universitário atuante na captação e desenvolvimento de projetos para a redução de riscos e desastres no Paraná, vinculado a Unespar e à Casa Militar. Sua atuação difere dos modelos internos aplicados em universidades, uma vez que este não é restrito a um departamento ou instituição.
Além disso, o Ceped/PR possui parceria e reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) e é responsável pela gestão da Rede Estadual de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação Tecnológica é voltada à redução de riscos de desastres no Estado do Paraná (Redesastre), voltada à cooperação e intercâmbio científico/tecnológico visando a redução dos riscos de desastres no Paraná redução de riscos de desastres no Estado do Paraná.
Leia mais:
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Além de estruturarem as diretrizes do primeiro curso produzido pela rede de psicologia da Redesastre, os colaboradores discutiram a formalização do núcleo, bem como suas características. A intenção da sub rede é ser um suporte especializado no amparo social de pessoas em situação de vulnerabilidade e de vítimas de desastres. A parceria entre professores e pesquisadores de universidades ligadas à Redesastre contribui positivamente para a prevenção e a redução de risco de desastres.
Participaram da reunião a professora Dra. Eveline Fávero (Unioeste); a professora Dra. Marly Perrelli (CRP); o professor Dr. Jamil Zugueib Neto (UFPR), a pesquisadora Luana Sorrentino Suguimoto (UFPR) e a Capitão QOBM Franciane Siqueira, do Corpo de Bombeiros do Paraná.