A segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa no Paraná será realizada entre 1º a 20 de novembro. A meta é atngir 100% de vacinação. A Secretaria vai intensificar suas ações nos núcleos regionais de Guarapuava, Irati, Laranjeiras do Sul, Ivaiporã e União da Vitória, regiões que apresentaram índice de vacinação acima de 95% mas inferior à média estadual.
De acordo com Marco Antonio Teixeira Pinto, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal (DAS) da Secretaria da Agricultura, já foram feitas reuniões nessas regiões para envolver as secretarias municipais de agricultura, os conselhos municipais de agropecuária, os sindicatos rurais patronais e de trabalhadores e das organizações da sociedade civil para que essas regiões também possam atingir o índice ideal de 100% de vacinação.
O produtor terá 10 dias para comprovar a vacinação depois do fim do período de campanha, que será até o dia 30 de novembro. O produtor que não comprovar a vacinação estará sujeito à multa no valor aproximado de R$ 50,00 por animal.