Os terminais de autoatendimento do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) permitem que os usuários agendem as aulas do curso de reciclagem de motoristas infratores. O serviço, que também está disponível no site www.detran.pr.gov.br, deve facilitar o processo de inscrição.
Hoje, 47 equipamentos estão instalados em 22 cidades do Paraná. Desde o início das atividades, em agosto, eles foram usados para mais de 235 mil serviços. Até 2014, serão entregues 300 unidades, em todas as regiões do Estado, para solução rápida de serviços que não exijam a presença dos condutores nas sedes do Detran.
Neste primeiro momento, os terminais são instalados nas sedes das Circunscrições Regionais de Trânsito, as Ciretrans. Também é possível solicitar segunda via da Carteira Nacional de Habilitação, segunda via do documento do veículo (CRLV), Permissão Internacional para Dirigir (PID), extrato de débitos do automóvel, pontuação da CNH e consulta de envio do licenciamento anual.
Leia mais:
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Prefeitura de Cambé abre PSS para contratação de agentes de combate às endemias
BR-376 é bloqueada após deslizamento de terra em Nova Esperança
Detran disponibiliza página de estatísticas para consultas sobre veículos
Em breve os terminais estarão disponíveis também em shoppings, prefeituras e locais com grande movimentação de pessoas. Entre os novos serviços previstos estão preparação do processo de renovação de CNH, agendamento de exames médicos, consulta de resultados de testes e recursos de multas e suspensão.
Curso
As aulas de reciclagem, do Detran, para motoristas infratores já atenderam 28.683 pessoas em 2013. Desde 2011, foram mais de 130 mil condutores atendidos e aumento de 115% na média mensal de vagas disponíveis, na comparação com 2010.
Em 2012, o Departamento permitiu que os Centros de Formação de Condutores também oferecessem o curso. Com agendas mais flexíveis e mais horários disponíveis, as 247 autoescolas credenciadas atenderam 30.122 alunos no período.