Devido a uma massa de ar quente e seca, poucas mudanças ocorrem nesta quinta-feira (8) nas condições do tempo na Região Sul. Os termômetros devem oscilar entre 10 graus Celsius (°C) e 38°C. O ar seco continua impedindo a formação de nuvens de chuva no Paraná e em Santa Catarina. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há possibilidade de chuva apenas em áreas isoladas na região de Campanha e no sul do Rio Grande do Sul.
As temperaturas continuam elevadas, e a umidade relativa permanece baixa no oeste, noroeste e norte paranaense. O serviço de meteorologia do Paraná (Simepar) alerta para o risco de incêndios florestais, já que o tempo segue seco durante a semana. A instabilidade volta a aumentar apenas na semana que vem.
Relatório divulgado pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) destaca que o mês de março começou com um padrão atmosférico seco e chuvas abaixo da média climatológica no oeste e meio-oeste. No planalto sul e norte, Vale do Itajaí e litoral, o padrão variou de normal a abaixo da média. Março marca a transição entre o verão e o outono, mas normalmente apresenta características de verão, especialmente nos primeiros 15 dias, mostra o estudo.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
A previsão é que, na segunda quinzena, as chuvas fiquem mais restritas à passagem das frentes frias. O fenômeno La Niña, verificado nos últimos meses, entra em fase de enfraquecimento no outono, com tendência à normalidade especialmente no segundo semestre de 2012.