Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pandemia

Regional de Saúde de Londrina tem apenas duas cidades vacinando os 'sessentões'

Vitor Struck - Grupo Folha
29 abr 2021 às 19:51
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Ao menos 63 municípios do Paraná já conseguiram dar início à imunização contra a Covid-19 em idosos com 60 anos, faixa etária que representa a reta final da Fase 1 do Plano Nacional de Imunização. O número que corresponde a apenas 15,7% das cidades do Estado. Enquanto algumas Regionais já possuem até 16 municípios nesta etapa, a 17ª RS informou que apenas duas cidades deram início à vacinação dos "sexagenários”.


De acordo com a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), a Regional mais avançada é a de Paranavaí, com 16 municípios. Com sete nesta etapa, a Regional com sede em Francisco Beltrão está em segundo lugar. As informações foram atualizadas nesta quinta-feira (29) e o levantamento também aponta as Regionais mais "atrasadas”: Irati, Guarapuava, Umuarama e Ivaiporã.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entre os municípios da 17ª Regional de Saúde, apenas Miraselva e Pitangueiras já conseguiram aplicar as primeiras doses nos moradores de 60 anos. De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de epidemiologia de Miraselva, Priscila Cameloti, pelo menos 40 moradores com 60 anos já receberam a primeira dose da vacina da Astrazeneca. Estes devem retornar para receber a segunda dose somente no final de julho.

Leia mais:

Imagem de destaque
Jorge Guaranho

Justiça nega pedido de prisão domiciliar de bolsonarista que matou petista no Paraná

Imagem de destaque
Por mais de 10 quilômetros

Departamento de Estradas de Rodagem abre edital para obra da duplicação da rodovia entre Arapongas e Sabáudia

Imagem de destaque
Danos

IAT aplica R$ 40,2 milhões em multas por danos ambientais no 1º trimestre de 2024

Imagem de destaque
Assista ao vídeo

FAB intercepta aeronave com cocaína em Londrina; piloto é preso no interior de SP


O município possui apenas 2,3 mil habitantes e acumula 153 casos da Covid-19 e quatro óbitos em decorrência da doença desde o início da pandemia. A Secretaria monitora oito moradores que atravessam a fase de transmissão da doença, sendo que um precisou ser internado. "Ainda faltam alguns moradores de 65, 70 e 75 anos receberem as segundas doses porque foi a AstraZeneca e ela é mais demorada. Ficou para o final de maio, começo de junho e julho. Abaixo de 64 anos foi tudo AstraZeneca”, explicou Cameloti. Ainda de acordo com ela, 90% dos funcionários da saúde já receberam as duas doses do imunizante.

Publicidade


O outro município que conseguiu avançar foi Pitangueiras. De acordo com o boletim mais recente enviado à reportagem, 502 moradores com idades mais avançadas já receberam a primeira dose. Destes, 232 receberam a segunda. Os dados são do dia 23 de abril. Questionado, o secretário municipal de saúde, Diego Fávero, disse que não possuía os dados sobre quantos eram os "sessentões” vacinados até o momento.


Pitangueiras contabiliza 287 casos e seis óbitos em decorrência da doença. A Secretaria monitora 25 moradores considerados casos ativos. Um está internado com a Covid-19.


Por outro lado, cidades da 17ª Regional atravessam a vacinação de idosos com menos de 64 e mais de 61 anos. São os casos de Londrina, Cambé, Ibiporã, Rolândia e Arapongas. Destas, somente Londrina já iniciou o cadastramento de moradores com comorbidades.


LEIA MAIS NA FOLHA DE LONDRINA


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade