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Requião promete trechos alternativos ao pedágio

Redação - Folha de Londrina
20 jan 2003 às 20:29

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O governo Roberto Requião (PMDB) vai recuperar estradas alternativas ao Anel de Integração implantando pelo seu antecessor, o governador Jaime Lerner (PFL), para livrar o motorista paranaense do pedágio. O secretário de Estado dos Transportes, Waldyr Pugliesi (PMDB), apresentou nesta segunda-feira duas alternativas ao motorista que não quiser pagar as tarifas. No trecho Curitiba-Londrina, o usuário poderá optar pela PR-090. Já de Curitiba a Icaraíma e Porto Camargo, passando por Campo Mourão, a opção será a BR-487.

O problema é que os trechos apresentados como alternativas, ambos fora do Anel de Integração, precisam ser recuperados e a Secretaria dos Transportes não fixou prazo para a execução das obras. O governo avalia que algumas viagens podem ser mais curtas se feitas fora do anel.

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O trecho mais complicado é a estrada da Boiadeira (entre Campo Mourão e Icaraíma), na BR-487, que está sem pavimentação. Não há data definida para que as obras comecem, nem para a conclusão das reformas.

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Segundo o secretário, que convocou na tarde desta segunda-feira uma coletiva de imprensa para apresentar as alternativas, a promessa do governador Roberto Requião continua valendo, apesar de o governo estar estudando opções para driblar as praças de pedágio. ''Ou as tarifas abaixam, ou acabam'', repetiu. Pugliesi disse que a economia do Paraná não suporta os preços que estão sendo cobrados atualmente. ''As tarifas têm que diminuir drasticamente, ou acabar''.


O presidente da Associação Brasileira das Concessionárias das Rodovias (ABCR), João Chiminazzo, disse que é importante que o governo invista na recuperação de estradas não pedagiadas. ''A escolha fica a critério da população'', observou. Segundo Chiminazzo, a vantagem dos trechos pedagiados é que o usuário pode contar com atendimento 24 horas, incluindo guincho a atendimento a acidentes, além de rodovias conservadas.


*Leia mais na edição desta terça-feira da Folha de Londrina


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