As rodovias que cortam áreas de manancial do Paraná estão recebendo placas indicativas do início e fim da bacia utilizada para abastecimento público. O objetivo do projeto Sinalização de Mananciais é alertar os motoristas que transportam produtos perigosos, passíveis de contaminar os cursos d´água. Os motoristas que transportam este tipo de carga são treinados e sabem que nestes trechos é necessário reduzir a velocidade. Em caso de acidente nestas áreas, os condutores conhecem as providências que devem tomar.
O projeto é uma iniciativa da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) em parceria com as concessionárias de rodovias, com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
Atualmente, a Sanepar tem instaladas 152 captações de água em rios que podem ser atingidos por sinistros durante o transporte de produtos químicos perigosos à saúde humana. Os mananciais cortados por rodovias ou ferrovias representam 60% do total. "Em caso de acidente com produtos que podem atingir a captação, é fundamental agir rápido para evitar prejuízos ao abastecimento da população", explica o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Péricles Weber.
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Na Região Sudoeste, o Rio Pato Branco é responsável pelo abastecimento de toda população urbana da cidade do mesmo nome. A sinalização já foi implantada na BR-280, entre os municípios de Pato Branco e Mariópolis. Cerca de 13 quilômetros desta rodovia estão dentro da área do manancial de abastecimento.
O Rio Pato Branco foi selecionado para receber a sinalização este ano porque se enquadra nos mananciais de maior risco da Sanepar. Os critérios utilizados para o cálculo do risco incluem a distância entre a rodovia e o ponto de captação (quanto menor, maior o risco), histórico de acidentes com produtos perigosos, população atingida e vazão captada (quanto maior, maior o impacto de uma eventual interrupção).
Na bacia do Rio Caldeiras, no município de Palmas, as placas também já foram colocadas. Para este ano a expectativa é sinalizar as rodovias que cortam 23 bacias em todas as regiões do Paraná. As demais serão sinalizadas na seqüência.
O projeto foi desenvolvido pela Sanepar, por meio da Unidade de Gestão Ambiental (Usga). A gerente da Unidade, Solange Bostelmann Serpe, destaca que a sinalização das bacias "pode evitar muitos problemas para a Sanepar e para a população". Ela cita como exemplo o acidente com óleo naval que afetou a captação do Rio Cascavel. "A captação ficou paralisada por quatro dias, afetando o abastecimento para 270 mil pessoas". O custo daquele acidente para a empresa foi de R$ 250 mil.