A Sanepar implementou no município de Ibaiti, no Norte Pioneiro, um sistema que reutiliza a água da limpeza de filtros e decantadores da ETA (estação de tratamento de água) da cidade e que normalmente é devolvida para o manancial de abastecimento.
O sistema entrou em operação em julho e é um dos primeiros no Paraná. A Sanepar já opera outro idêntico em Jacarezinho, também no Norte Pioneiro.
O investimento da Sanepar foi de R$ 3,8 milhões nesse modelo de reaproveitamento. O método consiste em um Talf (Tanque de Água de Lavagem de Filtros) e três lagoas de concreto para tratamento de lodo e separação da água que sai dos decantadores da estação de tratamento.
Leia mais:
Fábrica no Paraná deve pagar indenização de R$ 15 mil por assédio eleitoral
Reinaugurada há dez meses, Ponte Pênsil volta a fomentar o turismo em Ribeirão Claro
Paraná tem 278 novos casos de dengue confirmados na última semana
Associação do Paraná faz campanha educativa de prevenção de incêndios
No tanque e nas lagoas, a água passa por novo processo para separação de resíduos sólidos. Após secagem, o sólido residual vai para aterro sanitário. A água de reúso retorna para a estação de tratamento tão límpida quanto a que é captada no Rio Água Grande, que abastece a cidade.
“A implantação desse sistema nos permite reaproveitar praticamente 100% da água de lavagem dos filtros e decantadores, que seria lançada diretamente no rio, o que era feito até há pouco tempo. Isto significa que a Sanepar consegue reciclar cerca de 2,5% do volume diário da água que é produzida na estação”, explica o gerente da Sanepar na Regional de Santo Antônio da Platina, Victor Pereira Romano.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: