Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sistema "SeeSnake"

Sanepar usará câmera para inspecionar tubulação de esgoto

Agência Estadual de Notícias
01 abr 2013 às 15:50

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Sanepar vai inspecionar as redes de esgoto de Foz do Iguaçu e região com uma câmera de vídeo. O equipamento permite visualizar o interior da tubulação e registrar, em tempo real, eventuais alterações, como ruptura ou obstrução da rede. Com o sistema de telediagnóstico o serviço para localizar vazamentos ou entupimentos é executado com maior rapidez e confiabilidade.

Atualmente em Foz do Iguaçu mais de mil quilômetros de rede formam o sistema de coleta de esgoto. O uso da câmera de vídeo permite inspecionar a tubulação com maior precisão, acompanhar a vida útil da rede e planejar eventuais substituições dos trechos que apresentarem maior desgaste. "As varreduras preventivas contribuem para a melhor gestão do parque das redes em uso", diz o gerente regional da Sanepar, Rodrigo Becker.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O sistema de diagnósticos para tubulações, chamado "SeeSnake", é composto por um cabo com uma câmera de vídeo acoplada, uma plataforma de interface para transmissão de dados e um notebook com um software específico. Com isto é possível visualizar em tempo real e emitir relatórios com fotos e vídeos sobre a situação da tubulação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conquista

Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola


A câmera indica, em metragem precisa, o ponto exato e o tipo de interferência, outra vantagem deste sistema. Em determinadas situações era necessário abrir vala de até 15 metros para localizar o ponto de rompimento da tubulação. "Com este equipamento vamos identificar rapidamente e com exatidão o local do problema e realizar o conserto em menor tempo e com menos impactos na superfície", diz o coordenador de redes da Sanepar em Foz do Iguaçu, Luiz Aparecido Spósito.

TREINAMENTO – Na última semana, os funcionários da regional da Sanepar foram treinados com aulas teóricas e práticas para operar o equipamento. Além de Foz do Iguaçu, o sistema também será utilizado, a partir deste mês, nas cidades de Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Santa Helena e Itaipulândia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo