A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está investindo mais de R$ 38,5 milhões no sistema de esgotamento sanitário de Guaratuba, no Litoral. As obras começaram e vão elevar o índice de atendimento de 49,75% para 85%. Na primeira etapa, quatro bairros serão contemplados: Mirim, Cohapar II, Piçarras e Nereidas. Outra etapa, já com recursos assegurados, será realizada nos bairros Coroados e Barra do Saí, a partir do ano que vem.
No bairro Mirim os trabalhos estão em fase final. Segundo o gerente da Sanepar no Litoral, Romilson Gonçalves, é importante que os clientes façam a correta ligação do esgoto. "Nossas equipes avisarão o momento certo de fazer as interligações e darão as orientações técnicas necessárias", explica.
CONTINUIDADE - As obras chegaram ao bairro Cohapar II. Deoclécio José de Sales, proprietário do Bar e Lanchonete Pantanal, estabelecido no bairro desde 1992, ressalta a importância da implantação do sistema de esgoto. "Valoriza a propriedade e traz inúmeros benefícios para a saúde e para o meio ambiente", garante.
Leia mais:
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Nesta etapa das obras, que abrange os bairros Mirim, Cohapar II, Piçarras e Nereidas, serão beneficiados 11.120 habitantes e gerados 2.520 empregos diretos e indiretos. A conclusão está prevista para outubro.
Para a outra etapa das obras, nos bairros Coroados e Barra do Saí, está prevista a construção de uma estação elevatória de esgoto bruto, 3.235 metros de linha de recalque, quase 42 mil metros de redes coletoras e 1.920 ligações prediais, beneficiando 7.680 habitantes e gerando 1.914 empregos diretos e indiretos.