A Secretaria de Estado da Saúde enviou 15 mil frascos de hipoclorito para as cidades litorâneas de Matinhos e Guaratuba, que foram atingidas por enchentes no último final de semana. O produto será distribuído por equipes de vigilância epidemiológica das prefeituras, que estarão orientando moradores e veranistas de como utilizá-lo na limpeza e desinfecção, principalmente, de caixas d'água e cisternas.
Os técnicos também distribuirão folders educativos com informações sobre como evitar contato com agentes causadores de doenças. De acordo com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), as principais doenças relacionadas a enchentes são a leptospirose (transmitida pela urina do rato), tétano, sarampo, rubéola, difteria, coqueluche e hepatites. Os surtos de leptospirose são mais comuns.
O trabalho tem caráter preventivo, pois, segundo o chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde, Carlos Osti, até o momento não há indicação de doenças causadas pelo contato com água contaminada. ''A Secretaria estará monitorando o aparecimento de doenças'', acrescentou.