A Secretaria de Estado da Saúde, através da Coordenação Estadual de DST/Aids, está promovendo um movimento para incentivar a população a realizar o teste anti-HIV, que detecta se a pessoa está ou não infectada pelo vírus da Aids.
O projeto "Fique Sabendo" foi idealizado pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo atingir cerca 26 mil pessoas em todo o Estado.
Calcula-se que no Paraná cerca de 12.500 adultos e 553 crianças não sabem que estão infectadas pelo vírus.
Leia mais:
MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente
Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado
Zezé di Camargo e Luciano, Sorriso Maroto e Gustavo Mioto estão entre as atrações do Verão Maior Paraná
IAT orienta sobre cuidados com filhotes de aves encontrados fora do ninho
O desconhecimento é um problema sério para a qualidade de vida do portador do vírus. No Brasil estima-se que cerca de 600 mil pessoas estão infectadas pelo HIV.
Dessas, 400 mil ainda não sabem que têm o vírus. "Essas pessoas não estão tendo acesso ao tratamento, diminuindo sua chances de uma boa qualidade de vida e podem expor outros vírus", disse a diretora da Coordenação Estadual de DST/Aids, Rita Esmanhoto.
Para reverter essa situação, a Secretaria da Saúde está se responsabilizando pela compra de kits para testagem, treinamentos às equipes de diagnósticos e aconselhamento e distribuição de materiais educativos.
"A nossa contribuição é estimular o diagnóstico. As pessoas não podem deixar de fazer o exame anti-HIV por medo, insegurança ou falta de informação", disse Esmanhoto.
Paralelamente, médicos e profissionais da saúde estarão recebendo materiais informativos e de sensibilização para estimularem o teste de HIV entre seus pacientes.
A mobilização deu-se início no São Paulo Fashion Week e o próximo passo tomado pelo Ministério da Saúde será uma campanha para o público em geral.
"Espera-se que o movimento ganhe a adesão da população para a testagem voluntária".