A Secretaria Municipal do Idoso promove uma mesa-redonda para discutir a violência contra o idoso e as ações adotadas pelo município. O evento será realizado nesta quinta-feira (14), às 9h, no Centro de Convivência do Idoso, na rua Serra Pedra Selada, nº 111, jardim Bandeirantes (região oeste). O debate marca o Dia Mundial da Conscientização da Violência à Pessoa Idosa, comemorado no dia 15 de junho. Como sexta-feira é feriado municipal, por causa do padroeiro da cidade - Sagrado Coração de Jesus, a Secretaria do Idoso antecipou a programação.
A mesa-redonda será composta pelo promotor de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Miguel Sogaiar; pela presidente do Conselho Municipal do Idoso, Rita de Cássia; e por um representante da Secretaria Municipal do Idoso, que vai apresentar as ações que o município executa nessa área.
De acordo com Cristina Coelho, secretária municipal do Idoso, a data é um dia de reflexão, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade para o problema da violência contra os idosos. Ela explicou que o evento dessa quinta-feira pretende abrir o debate para a comunidade.
Leia mais:
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente
Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado
Zezé di Camargo e Luciano, Sorriso Maroto e Gustavo Mioto estão entre as atrações do Verão Maior Paraná
Cristina Coelho disse que a secretaria tem ações preventivas contra a violência ao idoso, nas quais grupos de apoio sócio-familiar realizam um trabalho educativo conscientizando sobre importância da participação do idoso na sociedade e na própria família. Entre as formas de violência contra o idoso estão, por exemplo, agressão física, psicológica e emocional; privação à alimentação, à liberdade, ao lazer, à saúde, entre outros; e retenção de aposentadoria.
Além disso, o município também desenvolve projetos de atenção aos idosos que já sofreram algum tipo de violência, com equipes da secretaria tomando as providências necessárias. Segundo a secretária, alguns casos são encaminhados ao Ministério Público, mas 90% deles são resolvidos na secretaria. "A prefeitura é fundamental nesse processo, porque é o canal para que o idoso tenha voz", comentou Cristina Coelho. Mais informações na Secretaria do Idoso, pelo telefone (43) 3372-4189.
As informações são do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.