O início da Semana Nacional do Trânsito, cujo tema da campanha deste ano coloca em debate a relação entre álcool e direção, foi marcado por dois acidentes que podem ter sido provocados pela ingestão de bebida alcoólica ou drogas ao volante. Marcelo Simão da Rocha, de 26 anos e Jorge Dias Custódio, de 30 anos, foram vítimas fatais da combinação alcool e direção. Elizeu da Cunha Lima, de 22 anos, que ficou gravemente ferido, pode ter usado drogas.
Rocha e Custódio morreram afogados em um cava em São José dos Pinhais, Grande Curitiba, na noite de segunda-feira. De acordo com o delegado do município, Elíbio Menezes, os rapazes se embriagaram em uma boate no bairro Campo da Roseira. Em seguida, Rocha perdeu o controle da direção na primeira curva da Estrada da Saracura. Com isso, o Opala que conduzia caiu na cava. Márcio Rodrigues conseguiu sobreviver. Ele saiu pela janela do veículo. No domingo, cinco pessoas da mesma família morreram afogadas nas cavas do Rio Iguaçu porque o condutor do veículo também perdeu a direção.
Em Colombo, também na região de Curitiba, desgovernado, o Tempra de Cunha Lima bateu em um poste. O acidente teria sido provocado por conta de um "racha" realizado entre ele e o primo, cujo nome não foi identificado pela polícia. Ao bater no poste, o Tempra pegou fogo. Cunha Lima, só sobreviveu porque foi jogado para fora do veículo no momento da colisão. O primo está foragido.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Para o diretor da Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran) José Álvaro Twardowski, geralmente quem faz "rachas" se utiliza de drogas. "Percebo isso no trânsito principalmente aos finais de semana. Ao ingerir drogas, os motoristas se sentem poderosos. Dirigem em alta velocidade e querem competir para ver quem é mais rápido", disse.
Por isso, acrescentou, é importante desenvolver trabalhos que conscientizem os motoristas. Este ano, as crianças são o alvo da campanha que acontece de hoje a 26 deste mês. "É ensinando nas escolas. Intensificando as informações através de atitudes preventivas que conseguiremos reduzir os acidentes", disse ontem o secretário municipal de Educação, Paulo Schimidt, aos mais de 350 estudantes de 42 escolas envolvidas na campanha em solenidade de abertura da campanha, em Curitiba.