Os serviços pela internet do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), do Governo do Estado, tiraram cerca de 420 mil pessoas dos balcões de atendimento em 2013. Os números, contabilizados até novembro, incluem processos feitos pelo site e pela plataforma móvel do Detran Fácil. A expectativa é que, até o fim de dezembro, a ferramenta ultrapasse 450 mil serviços realizados.
Desde que foi lançado, em maio de 2011, o sistema on-line já foi usado por mais de 624 mil motoristas. Dados da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), parceira no desenvolvimento e controle da aplicação, mostra crescimentos expressivos no número de acessos, ano a ano.
"Nos primeiros oitos meses de funcionamento o Detran Fácil fez 48.914 serviços. Em 2012, o número foi quatro vezes maior e chegou a 156 mil atendimentos. Neste ano, em 11 meses, mais que duplicamos o resultado anterior e somamos 420 mil acessos", conta o diretor-geral do Detran Marcos Traad.
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EXPECTATIVA - O sistema on-line já responde por mais da metade dos atendimentos realizados nos serviços de segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Permissão Internacional para Dirigir (PID). A previsão é que esta participação aumente ainda mais no próximo ano.
"Se a tendência de crescimento se mantiver, o que nós esperamos, teremos cerca de 720 mil processos realizados até o final de 2014. Como devemos lançar novas facilidades e ampliar o número de serviços disponíveis, o número pode ser ainda maior", espera Traad.
TOTENS – Os serviços do Detran Fácil também estão disponíveis nos terminais de autoatendimento da autarquia, instalados em Ciretrans, shoppings e prefeituras de 22 cidades. De agosto até novembro, foram aproximadamente 65 mil serviços e consultas realizados.
"Nosso objetivo é facilitar cada vez mais o acesso do cidadão aos nossos serviços. A frota crescente, terceira maior do Brasil, impôs ao Governo do Estado buscar soluções rápidas, apoiadas em tecnologia e processos inovadores, que respondessem mais rápido aos seus usuários", explica Traad.