Servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em greve desde o dia 18 de junho, promovem uma manifestação na manhã desta quarta-feira (15) em Curitiba. O protesto acontece na sede do Incra no Paraná, localizada na rua Doutor Fraive, centro da capital paranaense, e faz parte do movimento nacional da categoria, que reivindica aumento salarial.
Segundo o engenheiro agrônomo Rogério Rodrigues, da Associação Nacional dos Peritos Federais Agrários, aproximadamente 60 pessoas participam da ação. "Os portões estão fechados e não há previsão de abrir", afirma.
A manifestação ocorre depois da reunião realizada nesta terça-feira (14), no Ministério do Planejamento, em Brasília. "O governo tem marcado reuniões e segue dizendo que vai apresentar uma proposta. Mas novamente não apresentou. Então a idéia é radicalizarmos mais. Queremos voltar ao trabalho, só não podemos ficar esperando o governo nos enrolar", disse Rodrigues.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Ele conta que no último concurso do Incra apenas 53% das vagas para engenheiros foram preenchidas. "Os outros 47%, quando souberam do salário, não quiseram assumir, porque a remuneração no setor privado é muito maior. A categoria está desvalorizada", completou.
No país, das 30 superintendências regionais do Incra, 28 estariam paralisadas, incluindo a do Paraná. No entanto, o governo argumenta que apenas entre 70 e 80 mil dos 520 mil servidores ativos estão efetivamente em greve.
Os servidores pedem a equiparação salarial com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os grevistas argumentam que a remuneração dos trabalhadores do MDA/Incra é pelo menos duas vezes e meia inferior à do MAPA, sendo que todos realizam funções similares.