Os motoristas com necessidades auditivas que precisam renovar ou fazer suas carteiras de habilitação pela primeira vez contarão nos próximos dias com o apoio de intérpretes para a realização de exames. A Companhia de Informática do Paraná (Celepar) já colocou à disposição de Detran-PR a nova versão dos sistema de habilitação que, entre outras funcionalidades, prevê a opção pelo auxílio de intérpretes aos deficientes auditivos no momento do agendamento dos exames.
Para isso, basta que o motorista tenha em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a indicação sobre a deficiência auditiva. No caso de primeira habilitação a necessidade será atestada durante o exame médico.
Para viabilizar o acompanhamento o Detran-PR firmou convênio com a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis-PR), entidade responsável pela liberação dos intérpretes.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Segundo o gerente de Desenvolvimento da Celepar Jair Fernandes, o sistema auxiliará na organização da agenda de exames e na definição dos intérpretes, através do envio à Feneis, com quinze dias de antecedência, da lista com os horários e locais dos exames especiais.
"O sistema facilita todo o processo, já que o motorista surdo precisa passar por várias etapas no momento de fazer sua habilitação e o controle eletrônico é mais uma facilidade na vida dessas pessoas", explicou Fernandes. Para tirar o documento os motoristas passam por exame médico, avaliação psicológica especial, exame teórico, prova de renovação e exame prático.
AEN