Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em busca de boas práticas

TCE adota índice para medir efetividade da administração municipal no Paraná

Redação Bonde com TCE-PR
15 mai 2017 às 12:26

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Paraná está implantando o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), com o objetivo de aferir os reais benefícios das políticas públicas para os cidadãos dos 399 municípios paranaenses. Os resultados apurados pelo TCE serão incorporados a painel nacional desses indicadores, disponível no site do Instituto Rui Barbosa (IRB) – órgão de pesquisas e estudos do sistema brasileiro de controle externo do gasto público.

Nesta segunda-feira (15), a Coordenadoria-Geral de Fiscalização do TCE iniciou o envio de sete questionários às prefeituras do Paraná. O IEGM é calculado a partir de informações apuradas nas áreas de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas (Defesa Civil) e governança em tecnologia da informação. Um piloto do projeto foi desenvolvido pelo Tribunal junto à Prefeitura de Cambé (Norte do Estado).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os questionários estão sendo enviados aos responsáveis pelas unidades de Controle Interno dos municípios e deverão ser respondidos, pelas respectivas áreas, até 9 de junho. O TCE-PR elaborou um manual completo do IEGM para orientar os gestores e servidores municipais no preenchimento dos questionários. Eles poderão esclarecer dúvidas por meio do Canal de Comunicação (Caco). Após receber os questionários preenchidos, o Tribunal fará a conferência sobre a veracidade das informações prestadas em um grupo de municípios.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atenção!

Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos

Imagem de destaque
Luto

Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos


Reconhecido como boa prática pela Organização das Nações Unidas (ONU), o IEGM foi concebido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e vem sendo adotado gradativamente pelos demais órgãos de controle externo brasileiros. A ampla divulgação dos indicadores contribui para a avaliação da gestão pública pelos cidadãos, fortalecendo o controle social.

Publicidade


Momento propício


"O momento em que vive o país exige que as administrações sejam extremamente rigorosas com o gasto, e que ajam com competência, eficiência e responsabilidade na gestão fiscal", afirma o presidente do TCE-PR, conselheiro Durval Amaral. Ele destaca que a melhoria da gestão municipal é uma das diretrizes do Plano de Gestão da corte para o biênio 2017-2018, que acaba de ser publicado. "Para alcançar esse objetivo, o Tribunal de Contas tem que exercer, simultaneamente, seus papéis fiscalizatório e orientador."


Na avaliação do coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR, Mauro Munhoz, o IEGM poderá ser utilizado pelos gestores como uma nova ferramenta de planejamento e avaliação na esfera municipal. "É um instrumento para a análise de pontos de melhoria e também para explicitar as áreas em que a administração vai bem", afirma Munhoz. "Os demonstrativos servirão aos prefeitos, vereadores e demais gestores públicos como ferramenta de aferição de resultados, reavaliação de prioridades e aperfeiçoamento do planejamento", acrescenta o coordenador-geral.

Segundo Munhoz, o TCE-PR avalia a possibilidade de incluir o IEGM no escopo de análise das prestações de contas anuais dos municípios paranaenses nos próximos exercícios.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo