Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mesma atividade fim

TCE-PR investiga participação da Sanepar em empresa privada

- Divulgação
Redação Bonde com TCE-PR
24 mar 2016 às 13:37
Publicidade
Publicidade

A participação da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) na empresa CS Bioenergia será investigada pela Primeira Inspetoria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). A equipe, subordinada ao conselheiro Nestor Baptista, vai realizar inspeção in loco para verificar qual a real presença da sociedade de economia mista paranaense na empresa criada para coleta e destinação final de resíduos sólidos, lodo de esgoto, produção de biogás e geração de energia.

A inspeção tem por base representação apresentada pelo Ministério Público de Contas (MPC-PR) à Corregedoria do Tribunal de Contas. Segundo a representação, a Sanepar seria minoritária na composição da CS Bioenergia (40%), contrariando o que dispõe a Constituição Estadual. Além disso, de acordo com o MPC, a nova empresa tem sua atividade confundida com a própria finalidade da Sanepar, bem como pelo fato de existirem várias empresas que detêm conhecimento nas mesmas atividades.

Publicidade
Publicidade


Licitação e valores

Leia mais:

Imagem de destaque
Acompanhante nos atendimentos

Paraná reforça orientação sobre norma que amplia direito da mulher nos atendimentos de saúde

Imagem de destaque
Porto de Paranaguá

Litoral do Paraná se torna destino oficial de cruzeiros internacionais

Imagem de destaque
Em rede de supermercados

Nove mil garrafas de azeite de oliva fraudado são apreendidas no Paraná

Imagem de destaque
Sem água

Problema operacional compromete o abastecimento de água em Rolândia


Além de encaminhar questionário solicitando informações à direção da empresa, a 1ª ICE – unidade do TCE-PR responsável pela fiscalização da Sanepar no quadriênio 2015-2018 – fará uma inspeção. Os principais objetivos são identificar a existência ou não de procedimento licitatório para a constituição da empresa (na qual a sócia majoritária seria a empresa Catallini Bioenergia S/A), quais os valores envolvidos na criação da CS Bioenergia, o volume de negócios previsto e executado até o momento.

A representação do MPC-PR aponta, dentre outras irregularidades, "manifesta violação ao artigo 210-A, §1Q, inciso VI e §3º da Constituição do Estado do Paraná, bem como das disposições que regem as sociedades de economia mista" no procedimento de constituição da nova empresa.


Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade