Paraná

Temporal afeta 2,1 mil paranaenses e deixa 90 mil casas sem luz no Norte do PR

21 out 2016 às 08:58

O forte temporal que atingiu quase todo o Paraná entre o final da tarde e a noite da última quinta-feira (20) afetou 2.143 pessoas em 18 municípios, a maior parte deles no Norte Pioneiro, no Centro e no Sudoeste do estado. O fornecimento de energia a 90 mil domicílios da Região de Londrina, no Vale do Ivaí e no Norte Pioneiro foi interrompido durante a chuva.

Reprodução/WhatsApp Grupo Folha


De acordo com relatório publicado pela Defesa Civil na manhã desta sexta (21), foram registradas 21 ocorrências, com 271 casas danificadas, 13 pessoas desalojadas e uma residência destruída. Apenas uma pessoa se feriu e ninguém morreu ou está desaparecido.


Reprodução/WhatsApp Grupo Folha


Reprodução/WhatsApp Grupo Folha


Ainda segundo o boletim, a cidade cuja população foi mais atingida é Grandes Rios (110 km ao sul de Apucarana), onde 797 pessoas foram afetadas. Na sequência aparecem Reserva do Iguaçu (130 km ao sul de Guarapuava), com 320 e registros de queda de granizo; Dois Vizinhos (46 km ao norte de Francisco Beltrão), com 259; e Pato Branco (Sudoeste), com 245.


Reprodução/WhatsApp Grupo Folha


Apesar de não aparecer no relatório, a cidade de Abatiá (61 km a oeste de Jacarezinho) teve seu centro de eventos severamente destruído pelo temporal (fotos). Prevista para começar na noite de quinta, a 17ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro quase foi cancelada devido à falta de condições do local, mas a direção resolveu realizar o evento neste final de semana e no próximo.


Energia


As chuvas que atingiram toda a região Norte do Paraná na tarde de quinta causaram danos à rede elétrica e desligamentos em 35 municípios. A região chegou a registrar interrupções no fornecimento de energia a 90 mil domicílios do Vale do Ivaí, na região de Londrina e no Norte Pioneiro.

Na manhã desta sexta-feira, equipes permanecem em campo para concluir as manutenções e religar os 3,5 mil imóveis que no momento estão sem luz na região, localizados principalmente em áreas rurais. O município de Jundiaí do Sul é o único que se encontrava totalmente sem energia, por volta das 7h, por conta da quebra de dois postes na fonte que abastece os 1.304 imóveis atendidos na cidade.


Continue lendo