Reduzir o uso de copos plásticos descartáveis nas dependências do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) é o intuito da campanha "Traga sua caneca". A partir de 2 de maio, tais copos deixarão de ser fornecidos aos servidores do Poder Judiciário paranaense – cada um deverá trazer sua própria caneca ou copo e se responsabilizar pela higienização do objeto. Os copos plásticos serão disponibilizados apenas em áreas frequentadas pelo público externo.
A iniciativa visa preservar o meio ambiente – evitando que toneladas de plástico sejam descartadas pelo TJPR – e está alinhada com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que, de acordo com a resolução 201/2015, vê a ação, já implantada em diversos tribunais brasileiros, como uma boa prática institucional.
Por ano, mais de oito milhões de copos descartáveis são usados pelo público interno e externo nas dependências do Judiciário estadual. Assim, a redução do uso de copos plásticos é positiva para a administração pública, pois com essa atitude o TJPR diminuirá o gasto com esses materiais. Além das vantagens ambientais e econômicas, a ação busca proteger a saúde de todos aqueles que trabalham no Tribunal, alertando-os, durante a campanha, sobre a presença de substâncias tóxicas nos copos plásticos descartáveis. Isso porque eles, muitas vezes, são fabricados com poliestireno – uma substância prejudicial à saúde, que pode ser liberada quando em contato com líquidos quentes.
Leia mais:
Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep
Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
A presidência do TJPR considera que mudanças, tanto institucionais quanto culturais, tendem a não ser fáceis e demandam esforços por parte da Administração, que deve levar em conta os benefícios gerados para os jurisdicionados, para os servidores e para a sociedade como um todo.