Quem segue para o litoral de Santa Catarina pela BR 376 já encontra filas de 4 km antes de Garuva, no trecho administrado pela Autopista Litoral Sul. Durante a manhã de sábado, um engavetamento envolvendo um veículo de passeio e um caminhão retardou o deslocamento dos motoristas. Uma faixa da pista chegou a ser interditada para facilitar o atendimento, que não registrou feridos graves. Vários trechos apresentam lentidão dada a quantidade elevada de veículos na rodovia, acima de 1.500 por hora no final da manhã.
Na BR 277, que liga Curitiba e as praias do Paraná, o tráfego de veículos permanece constante desde o início de sábado. Perto do meio-dia, 1.700 automóveis por hora se deslocavam até Guaratuba, Matinhos, Morretes e as demais localidades do litoral do Estado. O tráfego é intenso, mas está abaixo do esperado pela Ecovia, cuja previsão era de 2.200 veículos por hora. Durante todo o dia a concessionária emitiu alertas aos motoristas, em decorrência da persistente chuva fina que caiu em vários trechos da estrada. Também foi registrada lentidão na ligação de Curitiba com o interior do Paraná, pela BR 277, na proximidade de Irati e Relógio.
Litoral
Leia mais:
Polícia Rodoviária Federal informa a liberação da BR-277, na Serra da Esperança, em Guarapuava
Multinacional não prova justificava da dispensa e gestor tem demissão por justa causa revertida no Paraná
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
Guaratuba e Matinhos têm programação especial para o feriado prolongado, com desfile de carros de som e shows de música nas casas noturnas da região. A Matimbanda começa às 21h e segue na direção de Caiobá, mesmo horário do início do desfile da Banda de Guaratuba, cuja concentração será na Avenida 29 de abril. As prefeituras estimam que essas apresentações entretenham os foliões até às 3h da madrugada de domingo.
Diante da previsão de 40% a mais de veículos descendo para as praias de Santa Catarina, a concessionária Autopista Litoral Sul aumentou o efetivo nas praças de pedágio, para agilizar a cobrança. A empresa também divulgou que, se houver congestionamento, distribuirá cupons "papa-fila" para desafogar o tráfego. A frota de socorro também foi aumentada, passando de 14 para 64 guinchos leves. Obras serão feitas somente à noite ou em casos de emergência. O tráfego na região é intenso desde a noite de sexta-feira, quando o tombamento de uma carreta na saída de Curitiba interditou momentaneamente o canteiro central da BR 376.
(Atualizado às 12h38)