Mais de mil pessoas, entre servidores e visitantes, que estavam no Edifício Delta Corporate Building no final da manhã desta quinta-feira (14) abandonaram rapidamente o local, após ouvirem a sirene de alerta. Seguindo todos os procedimentos de segurança, o prédio foi totalmente esvaziado em 18 minutos, durante um treinamento para situação de emergência.
Localizado na Avenida João Gualberto, no Alto da Glória, o Delta abriga várias secretarias da Prefeitura de Curitiba, onde trabalham cerca de 1,2 mil servidores. "Além deles, o prédio recebe cerca de 400 visitantes por dia", disse o coordenador técnico do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Prefeitura e coordenador do treinamento, Marlon Cardoso.
Todos estavam em suas atividades de rotina quando o alarme que sinaliza situação de emergência soou. Rapidamente, as pessoas que estavam no prédio saíram ordenadamente, em fila, e chegaram ao nível da rua através das escadas. Durante o treinamento, também foi simulada a retirada de duas vítimas que estariam desacordadas.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Os visitantes, assim como a maioria dos servidores, foram surpreendidos pelo sinal de alerta, pois não sabiam que era um treinamento. "Eu estava participando de uma reunião na [Secretaria Municipal da] Educação quando tocou o alarme e eu não sabia que era um treinamento, fui pega de surpresa e achei que era uma real situação de emergência", disse a chefe de núcleo do Pinheirinho, Michele Jaremczyk.
"Este é um trabalho preventivo importantíssimo, que possibilita uma situação de aprendizado a todos e que reflete uma mudança de cultura", disse Michele. Ela informou que Centros de Educação Infantil (CMEIs) e escolas também realizam este tipo de ação, que treina as crianças e a comunidade escolar para eventualidades.
O diretor do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) e síndico do edifício, Luiz Antônio Machado, explicou que há 58 brigadistas treinados para emergência entre os servidores que trabalham no prédio. No caso de uma emergência real, eles conduzem as ações, dentro dos processos de segurança.
"Atividades como a que estamos realizando hoje são de suma importância para preparar todos os demais servidores para uma eventualidade", disse. Ele informou que, o treinamento anterior, com evacuação total do prédio, havia acontecido em setembro do ano passado.
Machado destacou a importância da participação e parceria de outros órgãos para a realização do treinamento. Entre eles, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal de Curitiba, a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), que isolou parcialmente a Avenida João Gualberto no momento de esvaziamento do edifício.