A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizam seus processos seletivos neste final de semana.
Neste sábado e domingo a UTFPR realiza as provas do vestibular para 13.345 candidatos que vão disputar 1.958 vagas, distribuídas em 58 cursos de Tecnologia, Engenharia, demais bacharelados e licenciaturas. Eles realizarão as provas nos campi Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo, entre outros locais previstos.
Pela primeira vez, os testes serão divididos em duas etapas: conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. A prova de conhecimentos gerais começa no primeiro dia, com os exames de Língua Estrangeira Moderna, Química, Biologia, Física, Geografia, Matemática e História, e continua no dia 2, com os testes de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, além da redação. Ainda no domingo, os candidatos deverão realizar a prova de conhecimentos específicos, cujas questões variam de acordo com o curso pretendido.
Leia mais:
MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente
Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado
Zezé di Camargo e Luciano, Sorriso Maroto e Gustavo Mioto estão entre as atrações do Verão Maior Paraná
IAT orienta sobre cuidados com filhotes de aves encontrados fora do ninho
Em cada dia, os estudantes terão quatro horas para realizar os testes. No sábado, as provas começam às 14h e, no domingo, às 15h30. Os portões serão fechados 15 minutos antes do horário marcado para o início do exame.
Outra novidade foi o lançamento de seis novos cursos: Tecnologia em Sistemas para Internet (Campo Mourão), Química (Bacharelado/Licenciatura - Curitiba), Tecnologia em Alimentos (Francisco Beltrão), Engenharia de Alimentos (Campo Mourão) e Engenharia Ambiental (Londrina).
UEM
Na UEM, as provas começam no domingo (2) e vão até terça-feira (4). Cerca de 16 mil candidatos vão disputar o vestibular. O curso mais concorrido neste concurso é o de Medicina, com 80,4 candidatos por vaga. O segundo curso mais procurado é o de Arquitetura e Urbanismo (30,7 candidatos/vaga), seguido por Direito noturno (24) e Odontologia (23,2). A lista completa está disponível na página da instituição na internet.
Nos dias das provas, os portões serão abertos às 8h40 e fechados às 9h, segundo o Manual do Candidato. A orientação é que para que os candidatos estejam nos locais de prova, que podem ser consultados pelo site da UEM, com 30 minutos de antecedência. O candidato deverá portar caneta esferográfica azul ou preta, lápis, borracha e carteira de identidade.
No primeiro dia serão realizados os testes de conhecimentos gerais, com 80 questões objetivas de múltipla escolha. Serão cobrados conhecimentos de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química, Sociologia e Língua Estrangeira. Na segunda-feira (3), o candidato deverá fazer uma redação e responder 26 questões de Língua Portuguesa e Literatura.
No último dia, só farão provas os vestibulandos que tentam vagas em um dos cursos que exigem o teste de conhecimentos específicos. Nesse caso, serão cobradas 30 questões objetivas e 10 discursivas de duas disciplinas definidas conforme a escolha o curso (confira a lista no Manual do Candidato). O resultado do vestibular será divulgado no dia 22 de dezembro, também no site da instituição.
UEPG
Estudantes do ensino médio de 436 colégios do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso Sul e Minas Gerais participam neste domingo do Processo Seletivo Seriado – PSS 2007, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. No total, 10.625 candidatos farão as provas de Acompanhamento I, II e III, relativas às três séries do ensino médio. As provas acontecem em Ponta Grossa, Castro, Curitiba, Jaguariaíva, Palmeira, São Mateus do Sul e Telêmaco Borba, conforme opção do candidato no ato da inscrição. Os portões de acesso aos locais de prova serão fechados às 13h30. As provas iniciam às 14 horas, com quatro horas de duração.
O PSS se apresenta como uma forma alternativa de ingresso no ensino superior, através do acompanhamento do desempenho do candidato no transcorrer do ensino médio, diferente do concurso vestibular que cobra os conteúdos apreendidos de uma só vez. A opção pela graduação, se na terceira etapa do processo (prova de Acompanhamento III, relativa à terceira série). Para se habilitar às vagas ofertadas pela UEPG, o candidato precisa ter um percentual de aproveitamento igual ou superior a 50% do total de 3.000 pontos possíveis (mil por etapa).
As provas do PSS são realizadas em etapa única, com conteúdos de Língua Portuguesa, Inglês/Espanhol (opção na inscrição), Arte, Educação Física, Matemática, Química, Biologia, Física, História e Geografia, além da Redação. Na prova de Acompanhamento I, haverá 60 questões (seis por disciplina) de múltipla escolha (uma alternativa certa entre cinco opções). Já a prova de Acompanhamento II terá 40 questões (quatro por área) abertas e/ou7 de alternativas múltiplas (quatro alternativas). Da prova de Acompanhamento III constarão 50 questões, também abertas e/ou de múltipla escolha (quatro alternativas). Apenas a Redação terá o número de questões definido na prova.