Governo do Paraná inaugura nesta sexta-feira (21), em Morretes, no litoral, o Centro de Visitantes Prainhas, que será utilizado para a recepção e apoio logístico aos visitantes do Caminho do Itupava.
Em sua construção, foram investidos cerca de R$ 248 mil provenientes do Programa Pró-Atlântica . Com mais de 200 metros quadrados, o Centro dispõe de casa para o guarda-parque, auditório, cozinha, alojamento para pesquisadores e banheiros para cadeirantes.
A cada final de semana, mais de 150 pessoas passam pela trilha, que é uma das principais reservas de floresta atlântica preservada em sua flora e fauna. "O centro, instalado na localidade de Porto de Cima, servirá de apoio para o controle dos visitantes do Caminho do Itupava, trilha que possibilita a contemplação da exuberância da mata atlântica e resgata a história da colonização do nosso Estado", destacou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues
Leia mais:
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Morador de Paranaguá ganha prêmio de R$ 1 milhão do Nota Paraná
Segundo ele, com a implantação do Centro, o monitoramento ambiental e ações de educação ambiental na região da Serra do Mar também serão fortalecidos. "Na nova estrutura os freqüentadores encontrarão informações sobre a importância da conservação dos remanescentes do ecossistema mata atlântica, além de receber orientações e dicas para o percurso", completou. Também serão distribuídos mapas detalhados dos 22 quilômetros da trilha e sacolas biodegradáveis para recolhimento do lixo produzido durante a caminhada.