O primeiro dia do Vestibular 2003 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi bastante calmo, tanto para a comissão organizadora como para os candidatos. Muitos deles disseram que as provas, de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna e Redação, foram fáceis. O número de desistentes em todo o Estado foi de 3.017 candidatos, o equivalente a 5,75% dos 52.445 inscritos.
O número de desistências no primeiro dia foi inferior ao registrado pela UFPR no ano passado, quando faltaram 6,67% de um total de 50.007 candidatos. Onze candidatos fizeram as provas no Hospital de Clinícas, internados pelos mais vários motivos: alguns estavam com varicela, outros com hepatite, um havia queimado as duas mãos, outro sofreu cirurgia da clavícula, outro estava com apendicite e uma mulher havia dado à luz. Trinta e quatro candidatas estão em alerta maternidade ou de amamentação.
Além de Curitiba, foram aplicadas provas em Londrina, Palotina, Pato Branco e Joinville, em Santa Catarina. Os portões dos locais de prova foram fechados às 8h45.