A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estará oferecendo 2.319 vagas distribuídas em seus cinco campi no Concurso Vestibular 2008, que abre inscrições no dia 8 de outubro. Os candidatos poderão optar por 17 cursos no Campus de Cascavel, 13 cursos em Foz do Iguaçu, seis cursos em Francisco Beltrão, 11 cursos no Campus de Marechal Cândido Rondon e outros oito cursos em Toledo. As inscrições estarão abertas até o dia 6 de novembro e serão feitas somente pela Internet, no site www.unioeste.br/vestibular.
O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 80,00, poderá ser feito em casas lotéricas ou em agências da Caixa Econômica Federal, até o dia 8 de novembro. Candidatos interessados na isenção de pagamento de taxa de inscrição deverão retirar formulários junto às sedes dos campi da Universidade, nos dias 8, 9 e 10 de outubro, das 11 às 21 horas. Os formulários deverão ser devolvidos de 9 a 11 de outubro. O resultado dos pedidos de isenção serão divulgados no dia 31 de outubro. As inscrições dos isentos deverão ser feitas no período de 1 a 6 de novembro, até às 17 horas.
A primeira etapa do Concurso Vestibular será realizada no dia 25 de novembro, das 8h30 às 13 horas, com a prova eliminatória. Nesta etapa, os candidatos farão prova de conhecimentos gerais, com questões de Português, Literatura, História, Geografia, Matemática, Química, Biologia, Física e Língua Estrangeira. Serão nove questões de cada matéria, totalizando 72. Na prova de Língua Estrangeira, o candidato deverá optar por Inglês, Espanhol, Alemão ou Italiano. Serão eliminados os candidatos que excederem a relação de cinco candidatos por vaga. Por exemplo: se um curso tem 40 vagas, os 200 melhores candidatos serão classificados.
Leia mais:
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Em caso de empate, todos os candidatos que, após a primeira etapa, encontrarem-se na 200ª colocação serão chamados para a segunda etapa. Todos os candidatos, cujos cursos tenham uma demanda inferior a cinco candidatos por vaga, serão aprovados, desde que não tirem nota zero em Língua Portuguesa ou desde que não tirem nota zero em duas ou mais matérias.
A segunda etapa será realizada no dia 16 de dezembro, das 8h30 às 12h30, com a prova classificatória, composta pela prova de redação, que é obrigatória para todos os vestibulandos classificados e de conhecimentos específicos, com cada curso escolhendo duas matérias que deverão compor a prova dos seus candidatos, sendo 12 questões de cada matéria, totalizando 24 questões. Serão classificados os candidatos cujo escore esteja dentro do número de vagas previsto para cada curso.
Serão desclassificados os candidatos que obtiverem nota zero em uma matéria ou prova. Caso haja empate entre candidatos, o desempate será feito obedecendo à seguinte ordem: maior pontuação na segunda etapa, maior pontuação na primeira etapa, maior pontuação nas matérias de conhecimento específico, maior pontuação obtida na prova de redação e, por fim, maior idade.
As questões das provas serão de múltipla escolha, apresentando cinco alternativas, sendo apenas uma delas a resposta adequada. Cada questão da primeira etapa valerá três pontos e o máximo de pontos possível será 216. A prova de redação valerá 60 pontos. Cada prova de conhecimentos específicos valerá 60 pontos, totalizando 120 pontos. A pontuação máxima da segunda etapa é de 180 pontos e a pontuação máxima que poderá ser alcançada pelo candidato é de 396 pontos.
Para a realização das provas os candidatos deverão apresentar na primeira etapa a ficha de inscrição assinada e o documento original que usou para fazer a inscrição, não sendo necessário que a ficha de inscrição contenha foto do candidato. Já na segunda etapa, o candidato deverá apresentar apenas o seu documento de identificação. A ficha de inscrição será retirada pelos fiscais, já na primeira etapa. Mais informações sobre o Concurso Vestibular 2008 poderão ser obtidas pelos telefones 45 3220 3099 e 3220 3100, no site www.unioeste.br/vestibular e pelo e-mail [email protected]
Literatura - A Comissão de Concurso Vestibular 2008 da Unioeste divulgou a lista com as obras literárias que fazem parte do conteúdo programático da prova de Literatura. A lista inclui clássicos da literatura brasileira e livro sobre questões da história da literatura brasileira e escolas literárias. A lista tem as seguintes obras: Senhora, de José de Alencar; Dom Casmurro, de Machado de Assis; "O Burrinho Pedrês" (Conto, do livro Sagarana), de João Guimarães Rosa; São Bernardo, de Graciliano Ramos; Antologia Poética, de Carlos Drummond de Andrade; Tremor de Terra, de Luís Vilela; O Fotógrafo, de Cristovão Tezza. A principal obra de suporte teórico para a totalidade da prova é "História Concisa da Literatura Brasileira", de Alfredo Bosi.