A Cooperativa de Comercialização da Agricultura Familiar Integrada (Coopafi), presente em 25 municípios da região Sudoeste do Paraná, por meio de 15 cooperativas, colocará em funcionamento, a partir da próxima segunda-feira (04), uma nova unidade. Agora, o sistema que representa a agregação de valor e a geração de renda para três mil famílias de produtores paranaenses, estende para outras localidades sua experiência de sucesso e chega até o Vale do Ribeira, que é uma das regiões mais carentes do Estado.
A nova Coopafi funcionará no município de Cerro Azul, situado a cerca de 90 quilômetros da Capital. Com uma população de 17 mil habitantes, o município tem aproximadamente 70% de sua gente vivendo na zona rural, em 52 comunidades do interior.
A Coopafi Cerro Azul inicia seus trabalhos recebendo alimentos produzidos por 26 associações locais. Com o Mercado do Agricultor, ela vai se dedicar à comercialização de 50 produtos da agricultura familiar da região, entre estes algumas variedades de frutas cítricas (poncã, laranja e maracujá), grãos e hortaliças. "Temos a expectativa de organizar a compra e venda de alimentos da agricultura familiar e, com isso, melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem aqui. Por muitos anos, estivemos nas mãos dos atravessadores e muitas famílias abandonaram a propriedade pela falta de perspectivas e de sustento na lavoura", diz o diretor da Coopafi Cerro Azul, Oziel Wucher.
Leia mais:
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
"A agricultura familiar está se organizando cada vez mais em todo o Estado e a proposta da Coopafi é a de levar essa organização e essa alternativa de geração de renda exatamente para as regiões mais necessitadas", informa o coordenador do sistema Coopafi, Carlos Farias.
Em Cerro Azul, os agricultores familiares se organizam também em torno do cooperativismo de crédito (Cresol), que conta com 970 sócios, e da Asstraf – Associação Sindical dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Vale do Ribeira –, com 785 associados. Em 2006, o governo federal investiu R$ 1,16 milhão de reais no município por meio do Pronaf Custeio, para ações de inclusão social. Os programas de Aquisição de Alimentos (PAA: 226 famílias) e Habitação Rural (260 casas), em parceria com o governo do Estado do Paraná, também resultaram em benefícios à agricultura familiar local.
Inauguração – A cerimônia de abertura do Mercado do Agricultor, posto de venda da Coopafi Cerro Azul, acontecerá a partir das 13h30 na Rua José Prysiada, nº 6, no centro da cidade.