A Cooperativa de Comercialização da Agricultura Familiar Integrada (Coopafi), presente em 25 municípios da região Sudoeste do Paraná, por meio de 15 cooperativas, colocará em funcionamento, a partir da próxima segunda-feira (04), uma nova unidade. Agora, o sistema que representa a agregação de valor e a geração de renda para três mil famílias de produtores paranaenses, estende para outras localidades sua experiência de sucesso e chega até o Vale do Ribeira, que é uma das regiões mais carentes do Estado.
A nova Coopafi funcionará no município de Cerro Azul, situado a cerca de 90 quilômetros da Capital. Com uma população de 17 mil habitantes, o município tem aproximadamente 70% de sua gente vivendo na zona rural, em 52 comunidades do interior.
A Coopafi Cerro Azul inicia seus trabalhos recebendo alimentos produzidos por 26 associações locais. Com o Mercado do Agricultor, ela vai se dedicar à comercialização de 50 produtos da agricultura familiar da região, entre estes algumas variedades de frutas cítricas (poncã, laranja e maracujá), grãos e hortaliças. "Temos a expectativa de organizar a compra e venda de alimentos da agricultura familiar e, com isso, melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem aqui. Por muitos anos, estivemos nas mãos dos atravessadores e muitas famílias abandonaram a propriedade pela falta de perspectivas e de sustento na lavoura", diz o diretor da Coopafi Cerro Azul, Oziel Wucher.
Leia mais:

Maringá e Londrina se destacam entre municípios com vias mais arborizadas do Brasil

Feriadão de Páscoa tem previsão de chuva em todo o Paraná

Polícias apreendem mais de 7,2 toneladas de droga em Bela Vista do Paraíso

PR prende em flagrante suspeitos de desviarem encomendas em Campo Mourão
"A agricultura familiar está se organizando cada vez mais em todo o Estado e a proposta da Coopafi é a de levar essa organização e essa alternativa de geração de renda exatamente para as regiões mais necessitadas", informa o coordenador do sistema Coopafi, Carlos Farias.
Em Cerro Azul, os agricultores familiares se organizam também em torno do cooperativismo de crédito (Cresol), que conta com 970 sócios, e da Asstraf – Associação Sindical dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Vale do Ribeira –, com 785 associados. Em 2006, o governo federal investiu R$ 1,16 milhão de reais no município por meio do Pronaf Custeio, para ações de inclusão social. Os programas de Aquisição de Alimentos (PAA: 226 famílias) e Habitação Rural (260 casas), em parceria com o governo do Estado do Paraná, também resultaram em benefícios à agricultura familiar local.
Inauguração – A cerimônia de abertura do Mercado do Agricultor, posto de venda da Coopafi Cerro Azul, acontecerá a partir das 13h30 na Rua José Prysiada, nº 6, no centro da cidade.