O Paraná tem 17 municípios aptos a participarem do edital Estratégia Nacional de Destinos Inteligentes Brasil, do MTur (Ministério de Turismo), e estão recebendo suporte da Setu (Secretaria de Estado do Turismo), por meio de treinamento oferecido pela Diretoria de Gestão, Sustentabilidade e Inteligência Turística.
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento elaborado pelo Ministério do Turismo para identificar o desempenho da economia do setor. Cidades agrupadas nas categorias A e B apresentam solidez no setor turístico, atrativos com fluxo significativos e maior quantidade de estabelecimentos de hospedagem. No Paraná, três municípios são classificados como categoria A e catorze na B.
Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu estão na categoria A; e outros 14 destinos são classificados como categoria B no Mapa do Turismo Brasileiro: Paranaguá, Pontal do Sul, Matinhos, Guaratuba, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Guarapuava, Campo Mourão, Maringá, Umuarama, Telêmaco Borba, Cascavel, Toledo e Pato Branco são os municípios aptos a participar da seleção.
Leia mais:
Cachorrinha com cinco filhotes para viatura da Polícia Civil e pede ajuda em Curitiba
Semana começa com 20,8 mil vagas de emprego no Paraná
Ceasa espera vender 4% a mais neste fim de ano em relação a dezembro de 2023
Mulheres na Ciência: professora da UTFPR é selecionada pelo CNPq
Os destinos selecionados receberão o certificado de DTI em Transformação, o que não significa que sejam destinos turísticos inteligentes, mas que estão no caminho para essa transformação. “Portanto, o município precisa estar ciente de que somente se comprometendo a executar as ações estipuladas é que poderá ser reconhecido como um Destino Turístico Inteligente”, disse Yuri Lobo, coordenador de Inteligência e Estratégia Turística, da Secretaria.
Capacitação
Durante processo de capacitação, 52 representantes dos órgãos envolvidos receberam orientações sobre como participar do edital e esclarecimentos relacionados à importância dos destinos turísticos inteligentes. O destino se coloca na vanguarda em termos de tecnologia, melhorando a acessibilidade e proporcionando experiências exitosas para o turista e morador.
A meta é capacitar os quadros de pessoal dos órgãos municipais de turismo, das Instâncias de Governança Regional, entidades parceiras e agentes de turismo do Sebrae no Paraná, com o objetivo de orientar e incentivar a adesão ao processo de seleção.
Continue lendo na Folha de Londrina.