Nesta sexta-feira, uma comissão organizadora de especialistas em viticultura estará reunida para julgar os melhores cachos e caixas de uvas, de aproximadamente 150 agricultores, interessados no prêmio do concurso da XVI Festa da Uva de Marialva, uma camionete VW Saveiro.
A recepção dos cachos e caixas inscritos acontece durante a manhã e o julgamento, por representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Emater, Ministério da Agricultura, Embrapa, Cooperativa Agroindustrial Integrada, Universidades Estaduais de Londrina e Maringá, ocorrerá no período da tarde, no Pavilhão de Exposições no salão da Igreja Matriz.
Os agricultores de Marialva concorrem ao prêmio maior, da caixa campeã das campeãs, com as variedades de uva Itália, Rubi, Benitaka e Brasil. Três motos CG serão os prêmios para aquelas caixas que perderem a camionete para a campeã, além de uma TV 29’ para a caixa vencedora da Niagara que não concorre ao carro.
Leia mais:
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep
Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados
Na categoria cacho, os classificados em primeiro lugar de cada variedade concorrem ao prêmio de televisores de 21 polegadas. As uvas participantes estarão em exposição na Festa da Uva de Marialva, que acontece de 11 a 20 deste mês, quando os classificados serão premiados em solenidade especial no palco de shows, no final da tarde.
Os critérios de julgamento são uniformidades e tamanhos das bagas; brix com no mínimo 14º; padrão da variedade em seus aspectos de conformação e cor; técnicas de cultivo, dentre eles raleio; isenção de resíduos de agrotóxicos, apresentação visual e sem característica de polimento.
Nestes critérios estão os principais indicadores tecnológicos, mostrando a evolução do padrão técnico e o estágio de qualificação da produção e do produto, assegura a engenheira agrônoma Silvia Capelari do Emater, que juntamente com a prefeitura, secretaria municipal de agricultura, ANPEF, COFRUMAR, COMAFRUT e ANFRUT, organizam a Exposição e o Concurso de Uva de Marialva.
As informações são da Emater.