Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Curitiba

Venda de recicláveis da usina do IPCC aumenta 30%

Redação Bonde
19 dez 2007 às 11:50

Compartilhar notícia

Processo de separação do lixo que chega à usina é feito em esteiras automatizadas - Ivan Bueno/SMCS
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Usina de Valorização de Rejeitos, em Campo Magro, mantida e administrada pelo Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC), aumentou em 30,81% a venda de lixo reciclável em 2007. No ano passado, a usina arrecadou R$ 590 mil. Neste ano, até novembro, a arrecadação foi de R$ 772 mil.

As campanhas recentes promovidas pela Prefeitura de Curitiba para incentivar a população a separar o lixo de forma seletiva (papel, plástico, metal e vidros) contribuíram para o aumento. "A população tem uma participação fundamental neste trabalho, por isso Curitiba é referência na separação do lixo", afirma a presidente do IPCC, Helena Pereira Oliveira.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O processo de separação do lixo que chega à usina é feito em duas esteiras automatizadas. Depois de separado, o material é prensado e vendido para empresas de diferentes setores. Os recursos obtidos com a venda são aplicados em programas sociais desenvolvidos pelo IPCC e usados na manutenção da usina e seus 80 funcionários.

Leia mais:

Imagem de destaque
Proclamação da República

Veja o funcionamento dos órgãos públicos estaduais no feriado de 15 de novembro

Imagem de destaque
Rodovias

Motorista morre em colisão frontal de carro e caminhão em Wenceslau Braz

Imagem de destaque
Em Umuarama

Ministério Público vai implantar décima unidade do Gaeco no Noroeste do Paraná

Imagem de destaque
Turismo religioso

No Paraná, Prudentópolis ganha Caminho de São Miguel Arcanjo com 16 igrejas ucranianas


Nas indústrias, o material reciclável da usina é usado para fabricação, por exemplo, de uma telha feita com tubos de pasta de dente reciclados. Outro produto da reciclagem que está sendo usado pela indústria da construção civil é o tijolo de concreto leve, que tem em sua composição materiais obtidos da reciclagem, como o isopor e garrafa de plástico PETI, que conferem leveza ao produto e garantem isolamento térmico à construção.

A população pode ajudar bastante na reciclagem, mas certos produtos não devem ser descartados no lixo reciclável, como guardanapos usados de papel, fraldas, papel higiênico e absorventes femininos. Estes materiais devem ir para o lixo orgânico.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo